Blog do Prisco
Notícias Últimas

Secretário da Educação fala do panorama de atividades remotas para deputados da Alesc

Um panorama da educação catarinense durante a pandemia de Covid-19 foi apresentado aos deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pelo secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, na tarde desta quarta-feira, 13. Durante quase duas horas, Uggioni respondeu a perguntas dos parlamentares e detalhou a implementação do sistema de atividades não presenciais em Santa Catarina, incluindo tanto os alunos com internet quanto para os que não têm acesso.

Sobre a retomada das aulas presenciais na educação em Santa Catarina, pergunta feita por diversos parlamentares, o secretário explicou que ainda não há uma data definida e que o retorno às salas de aula será feito a partir das informações, estudos e análises técnicas da Secretaria de Estado da Saúde.
Uggioni acrescentou que nesta sexta-feira, 15, ocorre a próxima reunião para tratar do assunto, mas que o retorno, ainda indefinido, será comunicado com 15 dias de antecedência quando tiver de ocorrer, para que as instituições de ensino possam se organizar.

Retorno na Educação deverá ser em bloco único

O secretário de Educação também explicou que um futuro retorno será realizado em um bloco único, ou seja, incluindo as redes de ensino municipal, estadual, federal e demais modalidades de ensino. Ele ressaltou que tem se reunido com entidades representantes de universidades, como Acafe e Ampesc, de escolas particulares, como Sinepe, com representantes no âmbito federal, como IFSC, com órgãos de representação de dirigentes municipais, como Fecam e Undime-SC.

A SED também vem recebendo sugestões e indicando que as instituições formalizem o pedido e que o protocolem junto à Secretaria de Estado da Saúde. As duas secretarias mantêm estreito contato sobre o tema, o que contribui com a avaliação do cenário.

Professores são protagonistas no processo

Outras informações compartilhadas com os parlamentares foram sobre o sistema de atividades não presenciais. Uggioni ressaltou que todas as decisões tiveram de ser tomadas de forma rápida, em um cenário inédito. Ele destacou o protagonismo dos professores, que passaram por capacitações e se apropriaram de ferramentas tecnológicas em pouco tempo, para manter o ensino durante o período de suspensão das aulas presenciais.

“Temos a certeza de que essas ferramentas tecnológicas passarão a fazer parte do processo de educação quando retornarmos as aulas presenciais, de modo que a educação pública do Estado de Santa Catarina vai ganhar muito com esse domínio de habilidades relacionadas à tecnologia. É algo que aconteceria, mas em um prazo muito mais longo”, destaca Uggioni.

Revisão de conteúdo no retorno às aulas

O secretário também adiantou que haverá ampla recapitulação e revisão dos conteúdos lecionados durante o período de atividades não presenciais. Com as ferramentas de tecnologia sendo incorporadas ao processo de ensino, os estudantes também serão convidados a contribuir com os colegas para auxiliar na aprendizagem dos conteúdos ou da plataforma.

Quando perguntado sobre o programa de concessão de bolsas universitárias Uniedu, Uggioni comentou que está aberto até o dia 17 o segundo período de inscrições para que os estudantes possam concorrer a bolsas de estudo ainda em 2020. Além disso, ficou marcada uma agenda com os parlamentares para explicar mais detalhes sobre o programa e as mudanças de 2020.

“É impressionante ver como as coisas estão acontecendo de forma positiva, num cenário nunca antes imaginado, com ideias e decisões também inéditas, as quais temos de corrigir ou ajustar em plena execução. Fizemos isso de forma muito rápida e ágil graças ao comprometimento de toda a equipe da Secretaria de Educação”, ressalta Uggioni.

 

Assessoria de Comunicação