Blog do Prisco
Destaques

Secretário de Estado da Educação Natalino Uggioni abre o 14º Educasul

O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, professor Natalino Uggioni, palestrou no evento de abertura do 14º Educasul, na manhã desta terça-feira, 23, em Balneário Camboriú. Além de trazer sua visão sobre o cenário da Educação Catarinense, desafios e perspectivas, ele falou sobre as propostas e a linha de ação desta gestão.

“A partir do momento em que tomamos ciência do que já foi feito na educação em nosso estado, e conhecemos a realidade das instituições de ensino, nós formulamos propostas e traçamos uma linha de ação e gestão, para que possamos colher melhores frutos”, explicou Uggioni.

O secretário citou o recém-lançado programa Minha Nova Escola, que contempla cinco pilares desta gestão: Educação Inovadora, Gestão Total, Infraestrutura Escolar, Qualificação Permanente e Além da Escola – Transporte Escolar.

Segundo o secretário, é  possível devolver Santa Catarina aos patamares em que o estado já esteve, ou seja, entre os melhores do país em indicadores educacionais. “Valorizar a equipe e dar as condições necessárias para que se realize um bom trabalho, tanto na infraestrutura quanto na parte pedagógica, são algumas das metas da nossa gestão”, destacou.

Uggioni apresentou a equipe de trabalho da SED, ressaltou o empenho da secretária adjunta, Carla Silvanira Bohn, e dos diretores presentes no evento, Isabela Regina Fornari Müller, da Diretoria de Ensino, Jean Paulo Cimolin, da Diretoria de Finanças, e Altir Weber de Mello Neto, da Diretoria de Planejamento e Políticas Educacionais.

A SED disponibilizou inscrições, transporte, hospedagem e alimentação para cerca de mil profissionais da educação de todas as coordenadorias do estado para a participação no evento, visando a atualização dos profissionais de Educação. Foram quatro vagas para educadores de cada área de conhecimento nas regiões, além do envolvimento de diretores e representantes das coordenadorias de ensino.

EDUCASUL

Quais os principais desafios e perspectivas da educação no Brasil e em Santa Catarina? Como professores e gestores de escolas podem utilizar práticas inovadoras que estimulem o aprendizado dos alunos? De que forma a Nova Base Curricular Comum (BNCC) pode contribuir para o avanço da educação dentro da sala de aula?

Estes são alguns dos temas que congresso está discutindo nestes dias, 23 e 24 de julho, com participação de educadores, gestores, secretários de educação e professores, em programação direcionada para o ensino fundamental e médio. Além dos debates técnicos, serão apresentadas experiências práticas em sala de aula de escolas catarinenses e também do SESI-SENAI.