Blog do Prisco
Notícias

SECRETÁRIO NACIONAL ELOGIA MODELO DE GESTÃO DA SEGURANÇA EM SC

O secretário nacional da Segurança Pública, general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, esteve durante toda esta quarta-feira, 06, com agenda em Florianópolis, SC. Atendendo a convite do Secretário de Segurança Pública e comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes, o secretário nacional veio conhecer as tecnologias e as principais ações da área de Segurança Pública do Estado. “Esta é minha primeira visita. E como agora estamos sob uma nova gestão, escolhi Santa Catarina por ser um modelo a ser seguido”, afirmou o general Theophilo. “Ainda no período de transição do Governo, pude conhecer o coronel Araújo Gomes”, emendou o secretário, ao falar sobre o modelo de integração e as boas referências do Estado.
Secretário Nacional destacou sistema de SC – fotos>divulgação
Durante toda a manhã, a comitiva da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) estiveram participando de reuniões no comando central da PMSC, conhecendo alguns dos projetos desenvolvidos pela instituição. “Estou impressionado! ”, afirmou Theophilo. “Com certeza pretendo levar esse modelo para os outros estados brasileiros. Um modelo completamente viável”, elogiou.
*DIFERENCIAL -* O secretário nacional também ficou admirado com todas as tecnologias que a PMSC utiliza, como: os tablets, do PMSC Mobile, e as câmeras policiais individuais, que ainda estão em fase de testes. “E isso tudo tem que ser levado à frente”, comentou.
“Trabalhei na Colômbia por muito tempo. Também trabalhei na Nicarágua, no Haiti e também na Europa”, elencou o general ao falar sobre alguns modelos de gestão e ações emergenciais que podem ser adotadas em momentos críticos, como os vividos em Fortaleza, no Nordeste.
Da mesma forma, o general garantiu que os estados que apresentarem projetos inovadores serão valorizados. “Daremos atenção especial aos casos de sucesso”, garantiu o secretário. “E se cada um fizer o seu dever de casa, iremos resolver nossos problemas.”, completou.
*INTEGRAÇÃO-* Por sua vez, o presidente do Colegiado Superior de Segurança estadual, coronel Araújo Gomes, destacou que a inovação e a integração só contribuem para os bons resultados. “A Senasp pode nos apoiar em outros projetos, como na nova formatação integrada de radiocomunicação, em parceria com a Polícia Rodoviária Fedederal (PRF). Com essa nova tecnologia, a radiocomunicação no Estado será mais segura e mais moderna. Além disso, teremos uma maior integração com os demais órgãos que compõem a Segurança Pública em Santa Catarina”, explicou o coronel.
Para o secretário estadual de Segurança, “a visita do secretário nacional abre grandes perspectivas. Serviu para que apresentássemos nossos projetos de sucesso e também para o aporte de recursos para novos projetos”, concluiu o comandante da PMSC.
Theophilo também esteve visitando o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, no início da tarde, reunido com o presidente da casa, desembargador Rodrigo Collaço, e demais autoridades, onde puderam conversar sobre o modelo adotado em SC, sobre algumas ferramentas tecnológicas e sobre resultados obtidos. “SC  e SP estão entre as menores taxas de homicídio do Brasil”, comentou o general.
No encontro, foi apresentada a parceria de sucesso entre o Judiciário catarinense e a PMSC, que deixaram o general admirados não só pela agilidade nos procedimentos como também pelos novos recursos disponíveis. “O Termo Circunstanciado aproximou o policial do magistrado e do promotor. Uma integração sadia e vencedora”, colocou o coronel Araújo Gomes.
Em seguida estiveram visitando o 22° BPM, na parte continental da Capital e a Secretaria de Segurança Pública, quando conheceu a nova estrutura, formada pelo Colegiado de Segurança, que é composto pela PMSC, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Geral de Perícias.