Blog do Prisco
Notícias Últimas

Secretário se reúne com representantes municipais do Médio Vale do Itajaí

Com o intuito de estar cada vez mais próximo e atender as demandas de cada região do Estado, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Lucas Esmeraldino, participou nesta terça-feira (12) em Blumenau, do encontro da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

Lucas 2
Representantes dos 14 municípios da região estavam presentes no encontro (Foto: Mariane Lidório)

Na oportunidade, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico reforçaram as demandas no Médio Vale e citaram a necessidade de implantação em melhorias que possam convergir com investimentos privados na região. Lucas Esmeraldino ouviu as reivindicações e falou sobre as ações do governo nestes 10 primeiros meses de gestão.

“Estamos levando o Governo para as regiões do Estado, falando das ações e apresentando nossos diretores. Esta comunicação aberta in loco com todos os setores facilita a aproximação, fundamental tanto para o Estado que passa a conhecer em detalhes a realidade de cada município, como para as regiões que tem um contato mais presencial com o Governo”, ressaltou o Secretário de Estado.

Durante o encontro, Lucas Esmeraldino falou sobre o processo de desburocratização para abertura de empresas que o Governo vem implantando, além das ações voltadas para o meio ambiente como o projeto de Zoneamento Ambiental, “que tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização do desenvolvimento socioeconômico com a conservação ambiental”, frisou.

ac8e91f9 2dbb 456a 9920 53a0475efe29

A diretora de Empreendedorismo e Competitividade, Letícia Duarte Lemos, explicou mais sobre o programa da SDE, SC Bem Mais Simples, que funcionará com base nas informações constantes da autodeclaração dos empreendedores, onde estabelecimentos com baixo potencial poluidor, baixo risco sanitário e pouca complexidade, podem ser abertas de forma simples e ágil.

“O empresário vai entrar no site da Junta Comercial (Jucesc) responder as perguntas do Corpo de Bombeiros, por exemplo, e o sistema gera as informações para a resposta ao empreendedor. A intenção é colocar um regramento estadual para que ocorram isonomia e transparência na abertura de empresas no Estado”, disse.
O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações, Sandro Yuri Pinheiro, deu detalhes sobre a construção dos Centros de Inovação em Blumenau e Brusque, destacando o objetivo principal que é fomentar e conectar o ecossistema de inovação no Estado e, adiantou sobre um estudo para implantação de cidades inteligentes.

01bd2da0 9764 4409 8afb aa3691c8d8b8

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Blumenau, Moris Kohl, a aproximação com a região e especialmente com a AMMVI é essencial para afinidade, sinergia e a prospecção de novas ideias. “Além da resolução de muitos problemas que a gente enfrenta como prefeitura, como colegiado e região”, disse.

O presidente do Colegiado do Desenvolvimento Econômico da AMMVI e Secretário do Desenvolvimento Econômico de Brusque, João Roberto Beuting, elogiou a presença constante do Secretário Lucas Esmeraldino na região. “Nossa região representa de 10% a 12% do PIB do Estado, precisamos deste retorno do Estado. Esta é a nossa maior solicitação. Agradecemos muito a presença do secretario Lucas e de todo o seu staff, esta parceria é muito gratificante. Esta união e bom relacionamento é muito gratificante”, destaca Beuting.

Posts relacionados

Prudêncio articula liberação de verbas

Autor

Papo com a imprensa: TCE fiscaliza R$ 50 bilhões

Autor

Outorga das honrarias “Medalha e Diploma Dakir Polidoro de Imprensa” será na próxima quinta

Fabian Oliveira