Blog do Prisco
Destaques

SED estende prazo de avaliação dos alunos da rede estadual para melhorar condições de aprendizagem

A Diretoria de Ensino da Secretaria de Educação (SED) definiu esta semana a suspensão do fechamento do trimestre em todas as 1.280 unidades escolares da rede estadual de ensino. A decisão excepcional busca adequar-se ao regime especial de atividades escolares não-presenciais, iniciado em abril em todo o Estado em função da pandemia do Coronavírus.

A medida prevê ainda que o registro das médias trimestrais dos alunos somente será realizado no retorno às aulas presenciais, previsto para dia 03 de agosto, conforme o decreto estadual nº 360/2020. Todas as 36 Coordenadorias Regionais de Educação do Estado já foram informadas, para que a alteração necessária possa ser efetuada pelas unidades escolares no Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc). A rede estadual de educação conta atualmente com 538.145 alunos (Atualização até 31/05).

O principal objetivo da extensão do prazo de avaliação é que seja garantida a aprendizagem e a participação do aluno, como explica a diretora de Ensino, Zaida Rabello: “Agora não é o momento de gerar uma média, uma nota única. Deixamos o trimestre em aberto e o fechamento da avaliação será feito na retomada das aulas presenciais”, informa. Ela salienta que cabe aos professores proceder uma recapitulação do conteúdo repassado durante as atividades não-presenciais e verificar como foi a aprendizagem dos alunos de maneira individual, já que há alunos que acessam a plataforma Google Sala de Aula e ainda aqueles sem acesso à internet, que recebem material impresso com as atividades para fazer em casa.

Conforme estabelece a portaria da SED nº 924, de 23/04/2020, a avaliação do conteúdo estudado nas atividades escolares não presenciais ficará a critério do planejamento elaborado pelo docente, podendo ser objeto de avaliação presencial posterior, bem como ser atribuída nota ou conceito à atividade específica realizada no período não presencial.