Blog do Prisco
Coluna do dia

Segunda via

Nos bastidores, crescem as informações, mas, sobretudo as articulações, para novas tentativas de fazer renascer, fortalecido, o DEM em Santa Catarina.

As mais recentes, principalmente aquela pilotada por Paulo Bauer, Esperidião Amin e João Paulo Kleinüning, não prosperou.

Mas agora há digitais no processo que apontam para o Centro Administrativo, mais precisamente para Raimundo Colombo, que estaria de olho no fortalecimento partidário do DEM com vistas ao pleito de 2018. Sem o controle do PSD – que está nas mãos do pré-candidato Gelson Merisio – o governador teria orientado emissários, da sua mais absoluta confiança, a reconstruírem o Democratas no Estado.

Um ex-presidente da Assembleia tem tudo para ser o grande timoneiro do partido no território catarinense. Seria um contraponto ao poderio partidário de Merisio, sobretudo na hora de definir as composições para o pleito do próximo ano. Tanto para Colombo como para alguns ainda pessedistas que alimentam projetos não convergentes com o do deputado. As negociações estão pra lá de adiantadas.

 

Mandatos

O novo DEM, se realmente vier como está se configurando nos bastidores, poderá, já na largada, contar com pelo menos três deputados (entre estaduais e federais), além de prefeitos e vereadores.

 

PMDB

Durante o fim de semana, o partido elegeu os diretórios e executivas municipais. Nos 295 municípios catarinenses. As principais lideranças do partido ficaram nas suas respectivas bases: Mauro Mariani no Norte e Planalto Norte, Eduardo Pinho Moreira no Sul e Dário Berger na Grande Florianópolis. Na maioria das cidades, os dirigentes foram eleitos por consenso. O projeto do PMDB para 2018 foi o tema central dos discursos Estado afora.

 

Reedição?

A depender de quem sobreviverá até março do ano que vem, nos bastidores tem gente que trabalha, sim, com a possibilidade de reedição da tríplice aliança: PSD, PMDB e PSDB. A conferir!

 

Redutos

Com Esperidião Amin batendo nos 30% na pesquisa Paraná (sim, muita coisa vai mudar, ainda é cedo, etc. e tal), mas os números não podem ser desprezados; pode aumentar, digamos, pressão de Dário Berger para ser candidato no PMDB. Ele faria o contraponto ao pepista na Grande Florianópolis, principal reduto eleitoral do ex-governador.

 

Em campanha

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) confirmou a vinda à Criciúma do pré-candidato a Presidência da República, Ciro Gomes (PDT). Ele estará no sul do Estado na próxima sexta-feir, 27, onde vai proferir uma palestra com o tema “Alternativas para a crise brasileira”. O evento acontece no Auditório Ruy Hulse, na Unesc, a partir das 19h.

 

Destaques

Deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB) foi agraciado em duas categorias do Prêmio Congresso Em Foco, o Oscar da política tupiniquim: “Melhores Deputados” e “Defesa da Agropecuária”. Já Carmen Zanotto (PPS) foi indicada pelo júri como um dos cinco parlamentares que mais trabalharam pela seguridade social.

 

Frase

“Essa decisão pode criar uma grande insegurança jurídica em relação à aplicação das novas regras. A queda na confiança do empresário resultará na diminuição de investimentos e, por consequência, impactará na oferta de empregos e na arrecadação da União, Estados e Municípios, abastecendo ainda mais a recessão econômica do país.” Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio-SC, sobre o anunciado boicote que a Justiça do Trabalho irá fazer, ignorando a nova legislação trabalhista.