Blog do Prisco
Manchete

Seif e Carlos Jordy protocolam pedido de impeachment contra ministro Barroso

O senador Jorge Seif (PL-SC) e deputado Carlos Jordy (PL-RJ), juntamente com um grupo parlamentares, protocolaram nesta quarta-feira, dia 19, pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, Luís Roberto Barroso, que é acusado de prática de atividade político-partidária depois de críticas ao bolsonarismo.

 

O pedido de impeachment é uma ação conjunta entre senadores e deputados da oposição, com o entendimento de que o magistrado cometeu crime de responsabilidade pelo discurso no Congresso da União Nacional dos Estudantes – UNE.

 

Para Seif, que liderou o movimento no Senado Federal, as manifestações de desaprovação das falas do ministro Barroso, por parte do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, dão a certeza da gravidade das manifestações e dos crimes de responsabilidade nelas contidas e por isso mesmo, ele acredita que o pedido de impeachment avance na Casa.

 

“Rodrigo Pacheco, no entanto, pede retratação. E nesse ponto divirjo do Presidente do Senado. Procurei no Código de Processo Penal, procurei nas leis em vigência e por último busquei na Constituição Federal algum dispositivo legal em que “retratações” redimissem crimes. Infelizmente, não encontrei”, disse Seif no seu discurso que abriu a coletiva de imprensa, convocada para apresentar o documento aos jornalistas.

 

A declaração de Barroso sobre o bolsonarismo foi feita no último dia 12, durante o 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília. “Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, disse ele na ocasião.

Até o final da manhã desta quarta-feira, o pedido tinha sido subscrito por 17 senadores e 70 deputados.

Protocolaram o documento na Secretaria Geral da Mesa – SGM, juntamente com o senador Seif e com o deputado Jordy, o senador Flávio Bolsonaro e os deputados Professor Paulo Fernando e Cabo Gilberto Silva.

Posts relacionados

Amin fala em usurpação descarada e autoblindagem em relação a decisão de Gilmar Mendes sobre impeachment

Redação

Defesa da independência do Judiciário marca abertura de encontro nacional promovido pelo CNJ em Florianópolis 

Redação

Ministro Edson Fachin realiza reunião de trabalho no TJSC com 24 presidentes de tribunais

Redação