Blog do Prisco
Manchete

Seif repudia falas de Lula na COP 28 e critica tamanho recorde de comitiva

O senador Jorge Seif (PL-SC) usou a tribuna, nesta terça-feira, dia 5, para repudiar as falas do presidente Lula na COP 28 (28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas) em relação ao Congresso, ao Marco Temporal, ao agronegócio e ao tamanho recorde da comitiva.

“Diante de 120 países, diante do mundo, o atual presidente da República disse que nós, parlamentares, agimos como raposas cuidando do galinheiro. É inaceitável que o presidente trate este Congresso Nacional, que é a representação do povo, como malfeitores, com uma expressão jocosa e depreciativa desta Casa, que decidiu manter o Marco Temporal da terra indígena”, disse.

Seif também criticou o tamanho recorde da comitiva brasileira no evento: 1.337 inscritos, número que é quase o dobro do 2º colocado, a Índia, com 725 pessoas. E mesmo com o maior número de pessoas da história do evento, o Brasil conseguiu receber o antiprêmio ‘Fóssil do Dia’, que é uma premiação irônica, apontando a ‘lógica distorcida’ brasileira ao entrar para cartel do petróleo.

“Nós estamos falando de 195 nações. Que saudade de Jair Bolsonaro! Na última COP, sob a gestão de um presidente de verdade, que respeita o dinheiro do povo, foram autorizadas 57 pessoas”, disse.

O senador ainda repudiou a fala de Lula em relação ao tratado da União Europeia e Mercosul e o fato de mais uma vez, o presidente desrespeitar o agronegócio brasileiro.