Blog do Prisco
Coluna do dia

Sem acesso

O senador Esperidião Amin enviou estas informações à coluna. São reveladoras acerca da triste realidade, e duríssima, enfrentada pelas micro e pequenas empresas na busca de crédito emergencial para sobreviver à Pandemia. Muitas, como bem observa o parlamentar, já foram para o sacrifício por falta de acesso ao dinheiro.

“Estamos completando três meses de isolamento, medida geral aplicada a um País Continental, com desigualdades e peculiaridades de todos os tipos!

As micro e pequenas empresas não recebem os recursos que lhes são destinados pelo governo (não são poucos) porque o sistema financeiro tradicional não tem expertise para lidar com quem “não tem garantia” para oferecer. Em SC aprendemos a superar essa dificuldade porque lemos e distribuímos a cartilha de Muhammad Yunus (o Banqueiro dos Pobres) que ganhou o Prêmio Nobel da Paz (não da Economia!)!

Crédito Cooperativo, OSCIP’s do gênero Banco do Empreendedor entendem disso.  Essa imagem (caixa d’água cheia, tubulação inativa e torneira enxuta) tenho usado desde a segunda quinzena de março para convencer o próprio Congresso e as autoridades da Economia.”

Boa alternativa

‘Agora, cogita-se “doar o dinheiro!”. Não é um despropósito! Mas perdemos muito tempo e impulsionamos uma alta taxa de mortalidade de micro e pequenas empresas por falta de instrumentos adequados!’

Participação

“Todas as semanas, nas reuniões da Comissão de acompanhamento das ações de enfrentamento econômicas criticamos os relatórios do BancoCentral, BB, CEF, BNDES, Tesouro, constatando: muito dinheiro anunciado e disponível e EMPOÇADO! Vou propor que se dê espaço para que essas entidades (Ajorpeme e OSCIP’s e Cooperativas de Crédito) tenham espaço na Comissão.”

Perda

Faleceu nesta manhã o fiscal da Fazenda, professor da Esag, tributarista, ex-secretário adjunto da Fazenda (de Paulo Afonso Vieira), ex-Secretário de Finanças da Capital, José Aleixo. Grande figura, desprendido de interesses materiais, católico de verdade, homem de bem e de valores inarredáveis.

Simplicidade

Nesta época de tantas trevas e intolerância fazem falta pessoas como ele. Na sua simplicidade, modéstia, residia um  humanista exemplar.

O sepultamento ocorreu ontem no Jardim da Paz.

 Lide

Júlio Garcia, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis, participarão na próxima terça-feira (16), às 17h30, de um debate on-line sobre “Como o poder público pode se reinventar e ser fundamental nesse momento de pandemia”. A conversa promovida pelo Lide Santa Catarina será mediada pelo presidente do grupo, Wilfredo Gomes. O encontro é exclusivo para filiados do Lide unidades nacionais e internacionais

Recursos

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, assinou um contrato de financiamento junto ao Banco do Brasil no valor de R$ 80 milhões. O valor será utilizado para realização de obras e ações, em diferentes áreas de atuação do Município. Os detalhes serão apresentados em uma coletiva de imprensa ainda em junho.

Retomada

Os recursos também vão gerar impactos positivos na retomada da economia do município, viabilizando geração de emprego e renda por meio de investimentos públicos. Entre as áreas que serão contempladas com investimentos estão a saúde, infraestrutura viária, manutenção urbana e regularização fundiária.

Posts relacionados

O cenário na Capital II

leander

Pregação para convertidos

leander

Eleição no domingo

Autor