Blog do Prisco
Coluna do dia

Sem cheque em branco

Sem cheque em branco

Moisés da Silva chamou os deputados do PSL e ofereceu um churrasco na Casa d’Agronômica, segunda-feira à noite. Ana Campagnolo não compareceu. O gesto do governador veio na véspera da votação do relatório da reforma administrativa pelas comissões envolvidas na análise da matéria. O texto foi aprovado na terça à tarde nas comissões e ontem no plenário da Casa sem grandes alterações. Do ponto de vista político-administrativo, a maior mudança promovida foi evitar o cheque em branco ao chefe do Executivo.

Foi suprimido da proposta o artigo que permitiria a Moisés reestruturar o governo, como definir a designação dos funcionários de órgãos extintos, por exemplo, por decretos de sua própria lavra. Esvaziaria a Assembleia, conferindo superpoderes ao governador.

Pelo novo texto, Moisés precisará encaminhar projetos de lei ao Legislativo.

Reunificação do MDB

De volta ao churrasco oferecido aos deputados do PSL, entre outras coisas, o grupo ouviu que o governador trabalha para reunificar o MDB e que o candidato de Moisés à sucessão de Júlio Garcia na Alesc, lá em 2021, é o atual vice-presidente, Mauro de Nadal, emedebista de quatro costados.

Respaldo

Evidentemente que Moisés da Silva, com a colaboração preciosa do secretário Douglas Borba, está de olho na consolidação de uma base aliada.

Divisão

Atualmente, o MDB está rachado. Valdir Cobalchini e Moacir Sopelsa não participam mais das reuniões da bancada e falam abertamente em sair do partido. Os outros sete deputados estaduais da sigla seguem atuando com boa sintonia.

Por falar em MDB

O senador Dário Berger e os deputados federais Celso Maldaner, Carlos Chiodini e Rogério Peninha Mendonça definiram que será criada uma chapa única para o diretório do MDB catarinense. Os parlamentares decidiram ainda que o candidato à presidência do partido será escolhido nos próximos dias, de forma consensual ou em votação pela chapa eleita.

Psiquiatria

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) esteve no Ministério da Saúde. A pauta do encontro com o técnico Mauro Pioli Rehbein foi o credenciamento da ala psiquiátrica do Hospital de Caridade São Roque, de Morro da Fumaça. A demanda chegou a Geovania na última sexta-feira, quando visitou a instituição.

De acordo com o diretor José Luiz Pereira, o hospital acolheu 26 pacientes psiquiátricos da Amrec e de parte de Tubarão, apesar de ter um caráter geral. Ele lamenta que a região não possua um hospital psiquiátrico e que, via SUS, o São Roque recebe R$ 51,00, por paciente, a diária.

Nominata

Deputados Ricardo Alba em Blumenau, Coronel Mocellin em Itajaí, Coronel Armando em Joinville e o secretário de articulação nacional, Diego Goulart, em Tubarão. Eis alguns nomes que o PSL mapeia para a eleição municipal do ano que vem.

Avaliação

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) realizará, no dia 30 de maio (quinta-feira), às 10 horas, sessão extraordinária para emissão do parecer prévio sobre as Contas/2018 do Governo do Estado (PCG 19/00311744). O comunicado, assinado pelo presidente Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, está publicado na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial Eletrônico da Instituição.

Posts relacionados

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação

Com incentivo do Governo do Estado, produtor catarinense pode ter financiamento com juro zero no Plano Safra

Redação

Rodrigo Coelho se une ao MDB catarinense

Redação