Blog do Prisco
Coluna do dia

Sem cheque em branco

Sem cheque em branco

Moisés da Silva chamou os deputados do PSL e ofereceu um churrasco na Casa d’Agronômica, segunda-feira à noite. Ana Campagnolo não compareceu. O gesto do governador veio na véspera da votação do relatório da reforma administrativa pelas comissões envolvidas na análise da matéria. O texto foi aprovado na terça à tarde nas comissões e ontem no plenário da Casa sem grandes alterações. Do ponto de vista político-administrativo, a maior mudança promovida foi evitar o cheque em branco ao chefe do Executivo.

Foi suprimido da proposta o artigo que permitiria a Moisés reestruturar o governo, como definir a designação dos funcionários de órgãos extintos, por exemplo, por decretos de sua própria lavra. Esvaziaria a Assembleia, conferindo superpoderes ao governador.

Pelo novo texto, Moisés precisará encaminhar projetos de lei ao Legislativo.

Reunificação do MDB

De volta ao churrasco oferecido aos deputados do PSL, entre outras coisas, o grupo ouviu que o governador trabalha para reunificar o MDB e que o candidato de Moisés à sucessão de Júlio Garcia na Alesc, lá em 2021, é o atual vice-presidente, Mauro de Nadal, emedebista de quatro costados.

Respaldo

Evidentemente que Moisés da Silva, com a colaboração preciosa do secretário Douglas Borba, está de olho na consolidação de uma base aliada.

Divisão

Atualmente, o MDB está rachado. Valdir Cobalchini e Moacir Sopelsa não participam mais das reuniões da bancada e falam abertamente em sair do partido. Os outros sete deputados estaduais da sigla seguem atuando com boa sintonia.

Por falar em MDB

O senador Dário Berger e os deputados federais Celso Maldaner, Carlos Chiodini e Rogério Peninha Mendonça definiram que será criada uma chapa única para o diretório do MDB catarinense. Os parlamentares decidiram ainda que o candidato à presidência do partido será escolhido nos próximos dias, de forma consensual ou em votação pela chapa eleita.

Psiquiatria

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) esteve no Ministério da Saúde. A pauta do encontro com o técnico Mauro Pioli Rehbein foi o credenciamento da ala psiquiátrica do Hospital de Caridade São Roque, de Morro da Fumaça. A demanda chegou a Geovania na última sexta-feira, quando visitou a instituição.

De acordo com o diretor José Luiz Pereira, o hospital acolheu 26 pacientes psiquiátricos da Amrec e de parte de Tubarão, apesar de ter um caráter geral. Ele lamenta que a região não possua um hospital psiquiátrico e que, via SUS, o São Roque recebe R$ 51,00, por paciente, a diária.

Nominata

Deputados Ricardo Alba em Blumenau, Coronel Mocellin em Itajaí, Coronel Armando em Joinville e o secretário de articulação nacional, Diego Goulart, em Tubarão. Eis alguns nomes que o PSL mapeia para a eleição municipal do ano que vem.

Avaliação

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) realizará, no dia 30 de maio (quinta-feira), às 10 horas, sessão extraordinária para emissão do parecer prévio sobre as Contas/2018 do Governo do Estado (PCG 19/00311744). O comunicado, assinado pelo presidente Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, está publicado na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial Eletrônico da Instituição.