Blog do Prisco
Coluna do dia

Sem novidade

Sem novidade

Eleito sob a égide de uma pretensa nova política, o presidente Jair Bolsonaro resistiu menos de quatro meses a uma das práticas mais arraigadas da República: liberação de emendas parlamentares em troca de apoio no Congresso.

Já estava muito claro que se o Planalto continuasse distante e reticente em relação aos congressistas, a reforma da Previdência não iria passar. E sem a nova previdência, o governo de Bolsonaro corre o risco de andar em círculos. Levantamento do Jornal Globo mostra que em abril, até o dia 21, foram desembolsados R$ 426 milhões. Em comparação ao mesmo período de anos anteriores, a quantia só é inferior à de 2018.

Em Santa Catarina, Moisés da Silva segue na mesma balada na sua relação com a Assembleia. Por aqui, as emendas são impositivas, são liberadas na forma da lei. Significa que não há praticamente margem para negociações. Por ora, ninguém sabe se o governador tem uma base aliada e qual seria o tamanho real desse apoio.

Agenda

A deputada Joice Hasselmann confirmou agenda em Santa Catarina nesta segunda-feira. Na parte da manhã, o compromisso é em Brusque. À tarde, a parlamentar estará na Capital.

Joice Hasselmann está fazendo uma Caravana no Brasil, conforme a possibilidade de sua agenda, representando a Frente Parlamentar do Brasil. Nessa visita a Santa Catarina as pautas são voltadas para a Reforma da Previdência e Reconstrução do Brasil.

Calendário

No dia em que foi aclamado por vereadores de todo o Brasil, presentes em evento realizado na capital federal, essa semana, o autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que unifica as eleições no País – deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) – se reuniu com parlamentares que apoiam o texto para definir estratégias que agilizem sua tramitação.

Celeridade

Em acordo com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Felipe Francischini (PSL/PR), a PEC 56/19, apresentada por Peninha, foi apensada à PEC 117/11, que já estava apensada à PEC 376/09. Na prática, a manobra dará mais musculatura e rapidez ao andamento da proposta. “Juntamos três textos que tratam do mesmo tema, trouxemos mais parlamentares para o debate e pulverizamos o protagonismo entre eles”, explicou Peninha.

Cidasc

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) está com grande déficit de profissionais para atender a demanda catarinense. Atendendo solicitações de lideranças e aprovados no concurso público edital 002/2016 da Cidasc, o deputado Neodi Saretta voltou a pedir a convocação dos aprovados. Saretta relatou que a segunda turma a ser convocada possui vinte e cinco médicos veterinários que foram aprovados no concurso, no entanto, até o momento, não foram chamados. O objetivo é garantir a cobertura de todos os municípios do estado.

Nova direção

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já tem novo presidente. Tomou posse o desembargador Cid Goulart. Substitui o colega Ricardo Rosler, que fez uma gestão profícua à frente da corte.

Caberá a Goulart organizar todo o processo eleitoral municipal do ano que vem, já que ele entrega a presidência do TRE no mês de março.

Posts relacionados

Censura:”Congresso não tem o direito de se abster e o STF não tem o direito de terceirizar”

Redação

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação

Com incentivo do Governo do Estado, produtor catarinense pode ter financiamento com juro zero no Plano Safra

Redação