Blog do Prisco
Coluna do dia

Sem votos

Na terça-feira, será feita, na Câmara, a leitura do relatório da denúncia da PGR contra Michel Temer por corrupção passiva. O deputado Paulo Abi Ackel, relator do caso,  deu parecer favorável ao arquivamento. Os governistas querem apreciar e votar a matéria no dia seguinte, 2 de agosto, no plenário da Casa.

Para abrir a sessão decisiva deste dia parece não haver maiores dificuldades. Com pouco mais de meia centena de deputados presentes ao plenário, o presidente da vez pode abrir os trabalhos.

Mas para que a denúncia seja discutida e efetivamente votada será necessária a presença de 342 parlamentares, o número cabalístico do momento na política nacional.

A oposição não tem os 342 votos para votar pela aceitação da continuidade do processo (342 também é o número mínimo necessário para que o processo ande), o que afastaria automaticamente Michel Temer por 180 dias da presidência.

 

Cenário

O Planalto, a seu turno, deseja ver a fatura liquidada na quarta-feira, mas também não tem os 342 votos para viabilizar a votação. O governo contabiliza, no máximo, 250 apoiadores. Se os oposicionistas se retirarem da sessão como estão ameaçando, a tão esperada quarta D de Temer tem tudo para ficar em stand by.

 

Fogo baixo

E o presidente seguirá sendo frito em fogo brando, o que, no fundo, é o que o PT quer. O melhor cenário para Lula da Silva e seus lulofanáticos é manter o presidente sangrando o máximo possível de tempo.

 

Vice no cenário

O vice-prefeito, João Batista Nunes (PSDB), participou  da assinatura de um termo de cooperação com a Capitania dos Portos e o Senar-SC, que vai garantir mais 280 vagas em curso de capacitação para pescadores e maricultores da Capital.

 

Bico doce

O tucano está de bico doce, não almeja a tradicional candidatura a deputado estadual no ano que vem, comum entre os ocupantes do cargo. Agora, o discurso muda se o presidente estadual da sigla, Marcos Vieira (PSDB), for alçado para uma outra candidatura, como deputado federal ou vaga na majoritária.

 

Na cúpula

Líder da oposição no Congresso Nacional, o deputado federal Décio Lima fez uso da palavra durante a reunião de planejamento na Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, na quinta-feira, em Brasília. Na pauta: caravanas com Lula (em 2017 Sul e Nordeste), além de planejamento de comunicação do PT e a campanha contra o que o PT chama de perseguição a Lula.

 

Crime ambiental

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) reiterou na Justiça, na última quarta-feira, pedido de afastamento de integrantes da diretoria da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí diante de novos fatos, consistentes na falsificação de documento em licenciamento ambiental, em que são interessados Victor Valente Silvestre, Patrick Soares e a empresa Proteger Consultoria Ambiental.

 

Ascendente

Luciano Rodrigues, o Chapolin, está assumindo a presidência do PSC da Capital. Substitui Everson Mendes, que é chefe de gabinete do prefeito Gean Loureiro e que continuará na Executiva. Chapolin é suplente de vereador, também faz parte do governo municipal e vem se destacando pelo estilo simples e competente. É uma liderança em ascensão.

 

Frase

“Tenho percorrido centenas de quilômetros nestes últimos dias, é importante estar próximo e ouvir os desejos das lideranças e de nossa população”. Deputado Maurício Eskudlark sobre o período de recesso parlamentar.