Blog do Prisco
Notícias

Semana da Indústria tem extensa programação no Oeste

Entidades da FIESC promovem, em todo o estado, ações alusivas ao Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio

As entidades da Federação das Indústrias (FIESC) promovem programação especial entre esta segunda (22) e sexta-feira (26), alusivas ao Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio. A programação contempla oficinas e eventos com lideranças regionais para fortalecer o vínculo da indústria com a comunidade.

“A Semana da Indústria é o nosso momento institucional mais importante no ano. É quando celebramos as conquistas da indústria e intensificamos nossas ações em favor de um setor moderno e inovador. Presentes em todo o estado, nossas entidades realizam uma série de atividades conectando a comunidade à indústria catarinense, o segmento que mais emprega em Santa Catarina”, frisa o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

A Vice-Presidência Regional Oeste da FIESC preparou uma extensa programação para marcar a data, que inicia na segunda-feira (22), às 14 horas, com a live “Indústria 4.0 e os Desafios do Mercado do Trabalho”, com os especialistas Bruno Furtado e Cristiane Fior, com mediação de Andrezza Saraiva Piekas.

O vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, enfatiza que a Semana da Indústria é um evento anual realizado pela FIESC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). “O Dia da Indústria é comemorado em 25 de maio, em memória de Roberto Simonsen, cuja atuação contribuiu para a consolidação da indústria brasileira. É um momento para refletirmos, aproveitarmos as oportunidades de capacitação com os eventos da programação e, com isso, contribuir para o desenvolvimento e aumento da competitividade da indústria catarinense”.

SEMINÁRIO ESTADUAL DE ESG

O ponto alto da programação é o 1º Seminário Estadual de ESGde terça a quinta-feira (23 a 25), promovido pelo UniSENAI Campus Chapecó, em parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia, a Kemia Tratamento de Efluentes, a Padronizze Sistemas de Gestão e Certificações e a Casa Nova Escola de Teatro, além de apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A intenção é promover uma visão multidisciplinar, realista e crítica sobre ESG e sua relação com organizações, indústrias e instituições de ensino. Especialistas na área apontarão caminhos e contribuirão para a difusão das práticas de ESG.

O Seminário ocorrerá no Clube Caramuru. A abertura será às 19 horas de terça-feira (23). A primeira palestra iniciará às 19h30 e abordará “Sustentabilidade: o Que eu Tenho a ver com Isso?”, com Roberta Ebeliny. Na sequência, André Teixeira de Oliveira explanará sobre “ESG: Alavancando o Negócio com Financiamentos Verdes”. Para encerrar a programação do dia, serão apresentados cases de sucesso na sustentabilidade pela empresa Kemia Tratamento de Efluentes.

No segundo dia, o Seminário inicia às 14 horas com palestra sobre “Desenvolvimento da Maturidade das Empresas Junto a Práticas de Mercado ESG – Como Alavancar Negócios com Financiamentos Verdes”, com André Teixeira de Oliveira. Às 16 horas Alexandre José Araújo dos Santos abordará o tema “Eficiência Energética Como Base Para Sustentabilidade da Indústria”.

Na quinta-feira (25), o Seminário segue às 19 horas, no UniSENAI Campus Chapecó, com o minicurso “Como Implementar ESG em Pequenas Empresas”.

PROGRAMAÇÃO REGIONAL

Em Chapecó, na terça e quarta-feira (23 e 24), das 9h às 17 horas ocorrerá o treinamento “Certificação de Integradores Altus”, no SENAI. Na terça também terá a palestra “Modernização das NRs”, às 14 horas, e na quarta, às 8 horas, o workshop “Saúde Mental”, ambos no SENAI Chapecó. Na quinta-feira (25), das 10h às 12 horas, terá a palestra virtual “Desafios da Legislação Trabalhista”, com a Diretoria Institucional e Jurídica da FIESC. Integra a programação em Chapecó, ainda, evento alusivo ao Dia Mundial do Chá, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Alimentação do Oeste Catarinense (Sindialimentos), o Colégio Dom Bosco e a Vemat.

Em Xanxerê, na segunda-feira (22), às 19 horas, haverá a palestra “Mobilidade Elétrica com a Empresa WEG”, no Senai; na terça-feira (23), visita da Vice-Presidência da FIESC em empresas locais e, às 16 horas, assinatura de contrato com a Prefeitura; e na quarta-feira (24), às 19 horas, a palestra “Transformação Digital e Comportamental: O Profissional do Presente!”, no auditório do Colégio Costa e Silva.

Em Maravilha, na quinta-feira (25), às 8 horas, no SENAI, será realizada a palestra Desenvolvimento da Maturidade das Empresas Junto a Práticas de Mercado ESG – Como Alavancar Negócios com Financiamentos Verdes”, com André Teixeira de Oliveira, na CDL e Associação Empresarial de Maravilha. O evento integra o 1º Seminário Estadual de ESG e é uma parceria com as entidades e com a Prefeitura.

Em Pinhalzinho, também na quinta-feira (25), às 19 horas, ocorrerá etapa do 1º Seminário Estadual do ESG com a palestra Desenvolvimento da Maturidade das Empresas Junto a Práticas de Mercado ESG – Como Alavancar Negócios com Financiamentos Verdes”, em parceria com a Associação Empresarial de Pinhalzinho (ACIP) e CDL. O evento será na ACIP.

            A programação completa da Semana da Indústria pode ser conferida no site https://fiesc.com.br/semanadaindustria.