Blog do Prisco
Coluna do dia

Semana decisiva

Esta semana será estratégica para duas situações fundamentais para o futuro do Brasil. Na quinta-feira, se inicia o processo de julgamento do mandato de Dilma Rousseff no Senado. As previsões indicam que deve durar até cinco dias. Já na sexta-feira, começam os programas de rádio e TV das curtíssimas eleições municipais deste ano. Passadas as Olimpíadas e com a entrada dos candidatos do ar, imagina-se que o clima eleitoral vai ganhar as ruas.

Neste contexto, não foi por acaso que Michel Temer reuniu-se com ministros, o presidente da Câmara e líderes partidários. Após sua muito provável efetivação no poder ainda em agosto, o presidente articula para que o Congresso Nacional não entre em recesso branco durante o mês de setembro em função do pleito municipal. É preciso aprovar matérias do ajuste fiscal para dar novo gás na economia, com destaque para a PEC que estabelece o teto para os gastos públicos já em 2017.

 

Mãos à obra

Como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) exige quórum qualificado, ou seja, dois terços dos votos dos deputados, Michel Temer arregaçou as mangas. A aprovação do projeto de renegociação das dívidas estaduais pode ter sido um sinal. Passou com um pouco mais da maioria simples, que é de 257 parlamentares.

 

Quórum

Agora, Temer vai precisar de pelo menos 308 sufrágios favoráveis para que o teto da gastança pública seja estabelecido. Um desafio e tanto para o governo federal!

 

São José

Senador Dário Berger, que chegou a aparecer em algumas fotos com o vice-prefeito e candidato José Natal, não foi mais visto em terras josefenses.

 

Alto nível

Houve quem considerasse morno o primeiro debate, na rádio CBN Diário, entre os candidatos a prefeito de Florianópolis. Na verdade, foi um debate de ideias, posicionamentos, divergências, claro, mas sem baixaria e ataques pessoais.

 

Insistência

Sempre que podia, Angela Amin repetia que “quando eu fui prefeita duas vezes de Florianópolis”. Certamente quer se diferenciar dos demais, que nunca administraram uma prefeitura.

 

Ausência

O debate também pode ter sido ameno pela ausência do atual prefeito, Cesar Souza Junior, que seria sem sombra de dúvida o grande alvo dos demais postulantes à prefeitura da Capital.

 

PT prega renovação

A sociedade espera pessoas novas, que possam construir uma pauta nova para a cidade. Esse foi o tempero do almoço de Claudio Vignatti, presidente estadual do PT, com  o candidato a prefeito Valmor Schiochet; candidatos a vereadores; e militantes apoiadores da campanha.

 

Presidente

Nas duas primeiras votações, o presidente do Senado, Renan Calheiros, que foi grande aliado de Dilma, absteve-se de se posicionar. Mas está sendo pressionado a votar pelo impeachment no julgamento final que começa quinta.