Blog do Prisco
Notícias Últimas

Seminário da Educação abre com palestras e atividades lúdicas

Evento envolve cerca de 3 mil profissionais de educação nesta terça (6) e quarta-feira (7)

Conhecimento, integração e reflexão marcaram o primeiro dia do Seminário da Educação “acolher, educar e transformar”. O evento está sendo realizado pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Educação, nesta terça (6) e quarta-feira (7), no Teatro do Centro Multiuso, para todos os profissionais da educação da rede municipal.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila recepcionou nesta manhã os profissionais do Ensino Fundamental, público-alvo deste primeiro dia. Ele destacou a importância da educação e relembrou os investimentos na rede municipal de ensino. “O professor exerce um papel fundamental na vida das pessoas; é o pai e a mãe de todas as profissões. Eu só cheguei até aqui graças aos educadores, diretores, serventes, a equipe como um todo. Na área da educação, tivemos muitos avanços nesta gestão. Destravamos pautas da categoria, que tinham cerca de 20 anos, como a descompactação da carreira, além de pagamento do piso nacional para professores, incorporação do adicional de pós-graduação à carreira do magistério e formação permanente. Nós sabemos que há situações que precisam ser melhoradas e nós estamos atentos”, citou o prefeito.

A secretária de Educação, Rose Bartucheski, ressaltou os objetivos do Seminário para contribuir com a formação pessoal e profissional, que reflete no atendimento às crianças, estudantes, pais e responsáveis e no relacionamento entre os próprios profissionais. “O trabalho de vocês é admirável, vocês se prepararam, se formaram, participam de capacitações, tenho certeza de que a meta é sempre melhorar para prestar um serviço e atendimento de excelência. Então, nosso agradecimento. Sintam-se apoiados para mais um ano letivo”, citou.

A programação do primeiro dia contemplou contação de histórias, coordenada pela professora e atriz Cibele Fernandes; palestra “Caminhos para a Felicidade: Transformando a Educação com Emoções Positivas”, ministrada pela doutoranda (Univali) Luciane Gobbo Brandão; apresentações culturais; e lançamento do e-book “Um olhar para o cotidiano educativo”, que reúne práticas pedagógicas apresentadas durante o Seminário da Educação, em 2022.

O Seminário também dispõe de um estande com o trabalho desenvolvido no Centro de Inovação e Tecnologia Educacional (Citesj). Inaugurado em março de 2023, o Citesj conta com recursos modernos, como óculos de realidade virtual, impressora 3D, itens de robótica e cortadora a laser, para atendimento aos alunos e professores da rede municipal de ensino. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail: [email protected].

Para a supervisora escolar do Centro Educacional Municipal (CEM) Renascer, Elisane Etges, o seminário é importante para socialização de saberes e interação. “É um momento onde a gente realmente reflete sobre diferentes segmentos na rede de ensino, revemos a prática, além de encontrar pessoas que circularam nas diversas unidades educativas. É uma oportunidade de avançar significativamente em todo o processo educacional”, avaliou.

O seminário segue na quarta-feira (7) para os profissionais da Educação Infantil.