Blog do Prisco
Notícias

Seminário Mulheres na política: elas podem, o país precisa

Com o objetivo de estimular o debate e a reflexão sobre a baixa representatividade das mulheres na política, o Núcleo de Promoção e Inclusão Social da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, promove na próxima terça-feira (20), o seminário Mulheres na Política: Elas Podem, o País Precisa. O evento é gratuito e acontece entre 18h e 22h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. 

As mulheres representam mais da metade do eleitorado brasileiro, mas a participação feminina no Congresso Nacional é de apenas 11,3% dos parlamentares. 

Em Santa Catarina os resultados das eleições de 2016 confirmam a baixa presença feminina na política. Foram eleitos prefeitos 271 homens e apenas 24 mulheres e para vereadores, 2.508 homens e 390 mulheres. No Legislativo catarinense, desde 1934 até os dias atuais, foram eleitas apenas 12 mulheres. 

PROGRAMAÇÃO

18h: Credenciamento

19h: Abertura (Marlene Fengler, coordenadora da Escola do Legislativo de SC (foto), e Renata Beatriz de Fávere, vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral/SC.)

19h30: Palestra – A História da Mulher na Política Brasileira – Elizete Lanzoni Alves, doutora em Direito

20h00: Palestra – A Participação da Mulher na Política em SC – Arlete Zago, advogada

20h30: Palestra – Democracia de Gênero: Compartilhando Espaços Públicos em Nível de Igualdade – Teresa Kleba Lisboa, doutora em Sociologia

21h00: Mesa-redonda – Mulheres na Política: Elas Podem, o País Precisa. Mediadora: Ana Cristina Ferro Blasi, mestre e doutoranda em Direito. Participantes:  Elizete Lanzoni Alves,  Arlete Zago e  Teresa Kleba Lisboa.

22h00: Encerramento

Assunto:  Seminário Mulheres na política: elas podem, o país precisa

Quando: 20 de março de 2018 (terça-feira)

Horário: das 18h às 22h (das 18 às 19 para credenciamento)

Onde: Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright.

Endereço:  Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Florianó