Blog do Prisco
Notícias Últimas

Seminário no Sul reúne cerca de 500 pessoas

Um novo momento político e uma nova postura, esses foram os principais temas debatidos pelos palestrantes no Seminário de Organização Partidária, organizado pelo deputado federal Ronaldo Benedet. O seminário aconteceu neste sábado, dia 21, no Centro de Eventos de Cocal do Sul, com foco na nova legislação eleitoral, marketing político e pesquisas quantitativas e qualitativas.

RONALDO BENEDET 2Especialista em direito eleitoral, o advogado Pierre Vanderlinde esclareceu dúvidas sobre as novas regras eleitorais, quanto à duração do processo eleitoral, novo período das convenções partidárias, data limite para o registro dos candidatos e o período das propagandas eleitorais, entre outras regras. “Os candidatos devem estar atentos ao registro da candidatura, principalmente na duração da campanha, que sairá de 90 para 45 dias”, enfatizou Pierre Vanderlinde.

Aproximadamente 500 candidatos a vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e coordenadores de campanhas do PMDB de cerca de 40 municípios da Região Sul, receberam o certificado de participação do seminário. “Buscamos enaltecer o novo momento político aos candidatos. Além das novas regras eleitorais e marketing político, falamos da importância de escutar a sociedade, se não sabemos o que as pessoas querem ouvir, não saberemos o que falar. O candidato precisa entender que estamos passando por um novo momento político”, destacou o organizador do evento, deputado federal Ronaldo Benedet.

Formado em jornalismo e especialista em pesquisas, Charles Cargnin fez um relato sobre a importância das pesquisas quantitativas e qualitativas. “A pesquisa quantitativa nos mostra um retrato do momento, já a qualitativa para fazer uma leitura do cenário em longo prazo”, disse Cargnin.

Autor de quatro livros sobre marketing político, o jornalista e publicitário Chico Santa Rita falou como trabalhar para vencer as eleições em 2016, apresentando uma visão sobre os caminhos a seguir e quais evitar. “Temos 45 dias para apresentar para a sociedade o verdadeiro sentimento e o que realmente eles querem de um candidato. O pior defeito de um candidato é a preguiça e deve ser trocado por otimismo e muita sola de sapato nesses 45 dias. Um bom conceito de marketing para a campanha, uma boa equipe e um candidato trabalhador, esses são os ingredientes para vencer”, disse o estrategista, Chico Santa Rita.

O presidente estadual do PMDB, Mauro Mariani, falou sobre a importância da sintonia com a sociedade e mobilização partidária. “Nossa missão é entender este novo eleitor, saber o que ele pensa e o que quer, por isso, usaremos este novo momento para percorrer todo Estado, capacitando nossos candidatos como o deputado Ronaldo está fazendo”, disse Mauro Mariani que foi sucedido nas palestras pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira que abordou os desafios dos governantes no novo momento político nacional. “Estamos passando por um momento difícil, por isso temos que ser diferentes. O PMDB que irá completar 50 anos e é o maior partido de Santa Catarina, por isso vamos nos capacitar para poder representar e entender o que a sociedade está pedindo”, enfatizou Moreira que foi aplaudido pelos participantes.

Também participaram do Seminário os deputados Ada De Luca e Manoel Mota e o secretário Acélio Casagrande, além de prefeitos e vice-prefeitos da Região Sul e Serra Catarinense.

Fotos: Cao Ghiorzi, divulgação