Blog do Prisco
Destaques

Senado celebra os 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi

O Senado Federal realizou nesta segunda-feira (30), uma sessão especial em homenagem ao Bicentenário do Nascimento de Anita Garibaldi. O encontro foi proposto pelo senador Esperidião Amin. 

– Essa singularidade de Anita pode ser expressa pela disputa intelectual e literária sobre o local onde nasceu. Transcendendo a este papel, ao colocar o amor como parceiro da luta e da liberdade Ana Maria de Jesus Ribeiro fez-se Anita. Combateu as batalhas dos farroupilhas, da República Juliana, que tinha como capital a nossa querida Laguna; esteve ao lado dos uruguaios, na resistência a Rosas; casou-se com Giuseppe Garibaldi, no Uruguai, logo após a saída do Brasil. Com a legião italiana de Garibaldi, cruzou o oceano para lançar-se em mais uma batalha à guerra pela unificação italiana – destacou Amin.

Participaram de forma presencial da sessão, a deputada e coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, Angela Amin, e o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Edson Lemos. Os demais participarem de forma remota: o prefeito de Laguna, Samir Ahmad; prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli; diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi, Adilcio Cadorin; membro da Academia Catarinense de Letras, Lélia Pereira da Silva Nunes, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Augusto César Zeferino; deputado Coronel Armando; e o senador Nelsinho Trad.