Blog do Prisco
Notícias Últimas

Sérgio Guimarães trafega por faixa exclusiva para motos em SP e propõe modelo para SC

Em São Paulo, o deputado estadual, Sérgio Guimarães (União) conheceu pessoalmente a faixa azul, pista exclusiva para motos. Na ocasião, o parlamentar chegou a trafegar pelo espaço. De acordo com Guimarães, é perceptível o reflexo da iniciativa no trânsito da capital paulista. No trecho em que já foi implantada, na Avenida 23 de Maio e Rodovia dos Bandeirantes, a faixa teve resultado positivo na redução de acidentes graves. Em um ano, não houve registro de mortes, quando a média anual era de 3 óbitos. “O que dá certo precisamos conhecer, aperfeiçoar e essa proposta que estamos discutindo para se tornar realidade em Santa Catarina.” Avaliou.

Em São Paulo, são cerca de 20 quilômetros com faixa para Hemilton Tsuneyoshi Inouyemotociclistas. No entanto, segundo o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Hemilton Tsuneyoshi Inouye, o órgão já trabalha para ampliar o percurso com sinalização específica. “Já temos autorização para chegar a 90 quilômetros e pretendemos fazer isso até janeiro do ano que vem (2024).” Afirmou.

O gestor da companhia também ressaltou que para implantar, alguns cuidados foram tomados. Entre eles, pintura refletiva, obstáculos (tachas), que alertam o motorista ao avançar sobre a faixa, além de não instalar o espaço em vão onde o fluxo de ônibus e caminhões, para evitar risco aos motociclistas por conta dos pontos cegos de veículos de grande porte.

Projeto de Lei em SC quer implantar faixa exclusiva

Na ocasião, o deputado também conheceu o processo para implantar o sistema. A visita ao órgão de trânsito em São Paulo foi motivada por causa do projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e que pretende garantir a instalação da faixa exclusiva para motos em rodovias estaduais. O texto já foi aprovado nas Comissões de Constituição e Justiça, e, Finanças e Tributação da Alesc.

A matéria ainda será deliberada em mais duas Comissões, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia e ainda na de Transportes. Se o PL for aprovado nesses dois colegiados, vai para votação em Plenário. “Esse projeto é um marco para reduzir os impactos na economia. Se levar em consideração o que foi implantado em São Paulo, a redução de acidentes já justifica o investimento.” Lembrou, Guimarães.

O investimento na capital paulista foi de aproximadamente R$ 500 mil. Ainda sobre os benefícios, o deputado catarinense ressaltou que com menos acidentes, reduzem as filas de atendimentos em emergências hospitalares. Outro fator é que a recuperação dos traumas causados, podem gerar ônus ao sistema previdenciário, já que alguns têm de passar por perícia e receber auxílio financeiro por conta do período de inatividade profissional.

Volume de motos em circulação

Somente na capital do estado de São Paulo, são cerca de 1,3 milhão de motocicletas circulando, além das registradas em cidades vizinhas e que trafegam pelas vias da cidade. Enquanto aqui em Santa Catarina o volume total desse tipo de veículo é de aproximadamente 1 milhão.

Foto: Paulo Cesar