Blog do Prisco
Notícias

Sesc “Cidadão do Bem” oferece serviços básicos gratuitos à população

O Sesc uniu voluntários e parceiros para participar do projeto “Cidadão do Bem”, que acontece no sábado (19/11), em todas as regiões de Santa Catarina

No sábado, dia 19 de novembro acontece a segunda edição do projeto “Cidadão do Bem”, em 25 cidades catarinenses, em uma realização do Sesc com diversas parcerias.  Na ocasião, serão oferecidos gratuitamente serviços básicos e essenciais para toda a população, como orientações de confecção de documentos, orientações jurídicas e de crédito, saúde preventiva, além de informações e atividades nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência.

sesc-do-bem

O objetivo do Sesc, com esta ação é proporcionar a inclusão social e o fortalecimento da cidadania, formando parcerias com entidades públicas, privadas e comunidade, visando um programa de responsabilidade social integrado. A primeira edição realizada em abril mobilizou 16.500 pessoas e 410 parceiros.

 

“Formamos uma grande rede de parcerias em prol do desenvolvimento social, para garantir a proteção e acesso a serviços básicos à comunidade, fomentando a responsabilidade, o respeito, a cooperação e a solidariedade. Nosso objetivo é contribuir no processo de transformação social da população envolvida”, salienta Eduardo Makowiecki Júnior, diretor de Programação Social do Sesc/SC.

Em cada cidade, o evento será realizado pelas Unidades do Sesc, em parceria com a comunidade, entidades públicas e privadas, visando um programa de responsabilidade social integrado. A mobilização acontecerá em Araranguá, Blumenau, Brusque, Camboriú, Canoinhas, Tijucas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Lages, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Herval do Oeste (realizado pelo Sesc Joaçaba), Joinville, Laguna, Macieira (realizado pelo Sesc Caçador), Mafra, Palhoça, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urubici e Xanxerê.

O projeto “Cidadão do Bem” é uma realização do Sesc/SC e promoção do SBT SC.

Consulte a programação de cada município, com os horários e locais de realização em: http://ww2.sesc-sc.com.br/evento/2673/null.

Propostas de atividades que podem ser realizadas, de acordo com as parcerias de cada cidade:
– Orientações jurídicas;

– Orientações na área de saúde: IMC, saúde bucal, teste Glicemia, colesterol, aferição de pressão arterial;

– Corte de cabelo / maquiagem / manicure e pedicure / quick massage;

– Emissão e/ou orientações sobre Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento, Título Eleitoral, Carteira de Trabalho;

– Orientação ao crédito;

– Orientações sobre financiamento bancário;

– Oficinas educativas: sabão, brinquedos, origami, customização de objetos;

– Orientações de segurança com Corpo de Bombeiros: primeiros socorros, incêndio;

– Oficinas culinárias;

– Atividades recreativas: jogos, brinquedos, gincanas;

– Inscrição e divulgação dos cursos profissionalizantes gratuitos ou subsidiados pelo governo;

– Divulgação e orientações sobre serviços, programas e benefícios da Assistência Social e Habitação;

– Atrações Culturais;

– Orientações sobre cuidados no Trânsito;

– Feira de Trocas: livros, gibis, artesanatos, brinquedos.