Blog do Prisco
Destaques

SESI completa 70 anos conectado à indústria do futuro

O Serviço Social da Indústria (SESI) de Santa Catarina, entidade que integra a FIESC, celebra 70 anos nesta segunda-feira, dia 6. Cada vez mais digital e conectada à indústria do futuro, a entidade segue sendo o principal suporte para o trabalhador industrial quando o assunto é saúde e educação. 

“Sem perder sua essência, o SESI chega aos 70 anos voltado a uma indústria cada vez mais tecnológica e dinâmica. Marcados pela pandemia do coronavírus, os dois últimos anos impuseram à entidade grandes desafios, tornando o SESI um dos maiores aliados do setor produtivo e do governo estadual nesta luta”, destaca o presidente da FIESC e diretor regional do SESI, Mario Cezar de Aguiar. “As equipes atuaram na elaboração de protocolos de segurança, que permitiram a retomada segura das atividades econômicas, e desenvolveram um aplicativo de monitoramento da saúde do trabalhador que permite tomar medidas preventivas logo que os primeiros sintomas da doença aparecem. Também lançamos o serviço de telemedicina, com médicos disponíveis 24 horas”, acrescenta, reforçando o papel vital do SESI na sociedade.

O pioneirismo da entidade também pode ser percebido na área educacional, como pontua Fabrizio Machado Pereira, diretor de educação e tecnologia da FIESC. “Seguimos atualizando o nosso portfólio, focados na resolução das demandas industriais. Fomos pioneiros ao implantar o novo ensino médio em nossa rede de educação básica. Oferecemos uma educação tecnológica, alinhada com o que há de mais moderno no mundo. Uma educação focada na formação do cidadão e nas demandas da indústria. Traçamos um amplo projeto educacional até 2030, nossa entrega de uma educação de excelência para a nova indústria”, frisa.

No âmbito da saúde, o SESI trabalha para ampliar o reconhecimento das indústrias de que a gestão de programas de saúde e segurança, e a promoção de comportamentos seguros e saudáveis são fatores de melhoria da produtividade. Na educação, além de elevar a escolaridade do trabalhador da indústria, a entidade oferece ao estudante uma jornada de ensino completa – do infantil ao médio – por meio da Escola S.

A entidade conta com 5,5 mil colaboradores. Em 2020, realizou 24 mil matrículas em serviços educacionais e mais de 433 mil trabalhadores foram atendidos nos serviços de saúde e segurança. Sua ampla estrutura de atendimento inclui clínicas ocupacionais, 74 farmácias, 103 unidades de alimentação industrial, 46 unidades de educação e 36 unidades móveis na área de saúde.

Posts relacionados

Pacote do governo fortalece a indústria e o desenvolvimento do estado, avalia FIESC

Redação

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Redação