Com expressiva presença da comunidade acadêmica , lideranças políticas e empresariais, além da classe jurídica local e regional, aconteceu na noite da sexta-feira última (16), no teatro Adelaide Konder, no campus da Univali, em Itajaí, a sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para celebrar os 60 anos de implantação do curso de Direito da instituição, completados neste ano de 2025.
O proponente do ato, deputado estadual Ivan Naatz ( PL), aproveitou a ocasião, também para anunciar a liberação de emenda a parlamentar no valor de R$ 500 mil como apoio financeiro para obras de melhorias na estrutura do curso de Direito. Os recursos foram entregues simbolicamente ao Reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho, com a presença ainda da desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Fernanda Sell Goulart, também homenageada por ser egressa do curso da instituição. Naatz , que também é aluno doutorando do curso de Direito da Univali, destacou ainda a evolução constante da qualidade do ensino jurídico,formando profissionais, professores e pesquisadores que hoje ocupam postos de destaque na área, incluindo ministros de tribunais superiores.
Ao agradecer a homenagem e os recursos, o reitor Valdir Cechinel lembrou que desde a sua fundação , o curso de Direito da Univali “vem trilhando um caminho de excelência que,entrelaçado com sua missão institucional, incluem compromisso social, desenvolvimento regional e global, ética no relacionamento e a formação de vanguarda sem esquecer a conexão com o mercado local e suas necessidades, além da pesquisa, extensão e internacionalização”. Desde o inicio de sua implantação, o curso já formou cerca de 11 mil profissionais na área jurídica, revelou.
Durante o evento também foram homenageados professores, ex-coordenadores, ex-diretores e diversas personalidades que marcaram a história do curso e contribuíram significativamente para sua consolidação e reconhecimento. Falando em nome dos homenageados, o professor Alceu de Oliveira Pinto Júnior, que atua como o diretor da Escola de Ciências Jurídicas da Univali, afirmou que a solenidade realizada pela Assembleia Legislativa representa um reconhecimento público do trabalho desenvolvido pela universidade ao longo dos anos.