Blog do Prisco
Notícias Últimas

Sicoob Central SC/RS obtém selo Great Place To Work

O Sicoob Central SC/RS conquistou o selo Great Place To Work (Excelente Lugar para Trabalhar), um certificado da empresa de consultoria GPTW, por meio de pesquisa de clima com funcionários.

A informação foi revelada aos integrantes da Central nesta segunda-feira (21). Participaram da pesquisa 203 trabalhadores (72% do total) e os resultados demonstram que os profissionais permanecem na cooperativa principalmente “pelas oportunidades de crescer e se desenvolver”, e grande parte tem uma visão de longo prazo.

Para o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, “a pesquisa e o selo vieram confirmar que a cooperativa tem realizado uma gestão eficiente, que garante um ambiente saudável, com vantagens salariais e benefícios que permitem aos funcionários uma estrutura onde possam ter boas perspectivas de crescimento profissional e, ao mesmo tempo, sintam-se motivados e orgulhosos de pertencer a um movimento cooperativo, que coloca a solidariedade como o seu maior princípio, promovendo justiça financeira e prosperidade”. 

Através dessa pesquisa é possível avançar a qualidade do ambiente de trabalho e da cultura organizacional, identificando oportunidades de melhoria e trabalhos relacionados. Os funcionários responderam ao questionário entre 9 e 23 de dezembro de 2021. O selo GPTW tem vigência por um ano, de dezembro de 2021 a dezembro de 2022.

A pesquisa é confidencial, realizada de forma on-line e busca informações sobre o ambiente de trabalho, traçando um diagnóstico do clima organizacional, levando em conta a gestão e as práticas voltadas às pessoas e seu desenvolvimento. Este é o primeiro ano em que o Sicoob Central SC/RS participa e já obtém o reconhecimento, com 84 de pontuação, quando as empresas que conquistam o selo, em sua maioria têm média de 78 a 81 pontos (mínimo é 70).

O Sicoob Central SC/RS mapeou e descreveu em um caderno mais de 45 práticas/projetos que caracterizam a cultura da cooperativa. Esse material foi entregue no dia 21 de janeiro de 2022, para competir, também, aos seguintes rankings do GPTW, que devem ser divulgados no segundo semestre: 30 melhores empresas de Santa Catarina; 35 melhores empresas do Brasil (médias empresas) e quatro melhores cooperativas do Brasil.

O que é
O Instituto GPTW foi fundado na década de 80, nos Estado Unidos, e funciona como “uma consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação”.

É baseado em dois aspectos: confiança e prática. A confiança, com base no que os funcionários dizem sobre a empresa pesquisada, tem um peso de 70% na nota final. O restante é avaliado com as práticas da empresa em relação aos empregados. Nesta parte, são considerados aspectos como oportunidades de crescimento, salários, benefícios e autonomia – entre outros.

Para conquistar o selo é necessário ter bons indicadores em todas essas categorias, além de uma cultura organizacional em constante desenvolvimento, principalmente em relação a valores sólidos, inovação, crescimento financeiro, eficácia da liderança, maximização do potencial humano, confiança e transparência.