Blog do Prisco
Destaques

SIG apresenta seu programa de Integridade e Compliance

A Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG) já tem um planejamento para a implementação do seu Programa de Integridade e Compliance na administração estadual. Na tarde desta sexta-feira, 24, a secretária Naiara Augusto fez uma apresentação para mais de 100 servidores do projeto e dos próximos passos para que a efetivação da política. Participaram do encontro secretários de Estado e gestores de diversos órgãos do governo do estadual. 

>>> Mais imagens na galeria 

Naiara Augusto, titular da SIG – fotos>Secom

Segundo a secretária, o encontro cumpre um dos requisitos da Lei 17.715/2019, que traz os pilares do programa de compliance no estado. “Esse primeiro encontro serviu para a apresentação dos princípios e para mostrar como nós implantaremos nos órgãos todas essas rotinas administrativas. Fizemos também um convite para todos aqueles que querem indicar outras pessoas para participar do treinamento que, ao longo do tempo, vai envolver todos os servidores e administradores públicos”, resumiu Naiara.

Ainda de acordo com a secretária, o Brasil e Santa Catarina vivem um momento de resgate da integridade: “O compliance vem para induzir nas pessoas um comportamento e uma transformação cultural no intuito de cada vez mais cumprirmos a lei e trabalharmos de maneira eficiente”.

O programa catarinense segue as diretrizes de outros projetos internacionais e também no atendimento de aspectos da lei anticorrupção. O treinamento de gestão de riscos é o primeiro passo para a implementação das práticas de compliance. Ele está programado para começar em fevereiro e deve durar seis meses.