Blog do Prisco
Notícias Últimas

Sindicont apoia administração municipal sobre trabalho realizado durante a pandemia

No cenário de crise e pandemia ocasionado pela covid-19 desde o ano passado, a humanidade enfrenta um dos maiores desafios dos últimos tempos. Todos tiveram que se adaptar e deram o seu melhor para enfrentar a situação. Não foi diferente com as administrações públicas.

Em Chapecó, Administração Municipal e o setor privado uniram esforços e recursos para um combate articulado, tenaz e permanente contra a covid-19, com decisões operacionais e estratégicas sendo adotadas de forma democrática e coletiva no Comitê Municipal de Combate à Covid.

Como integrante do Centro Empresarial de Chapecó (CEC), o Sindicont participou da campanha SOS Chapecó e Região, que arrecadou mais de R$ 2,5 milhões em doações. A iniciativa foi conduzida pelo CEC, com a participação das 16 entidades e sindicatos filiados, e contribuiu no combate ao coronavírus, especialmente mediante compras emergenciais que puderam ser feitas diretamente com maior rapidez do que na aquisição por órgãos oficiais.

O Sindicont Chapecó também promoveu uma campanha de arrecadação de recursos entre os associados para compra de respiradores e equipamentos para a UTI do Hospital Regional do Oeste (HRO).

Iniciativas como essas, aliadas ao trabalho realizado pela gestão municipal, foram fundamentais para superar o período mais crítico da pandemia. A Prefeitura atuou fortemente para a ampliação da estrutura hospitalar e atender a explosão de casos graves de covid-19. A gestão do prefeito com apoio da comunidade permitiu ampliar de 35 para 103 o número de leitos de UTI dedicados à covid e de 29 para 55 os leitos de enfermaria; equipar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), criar um centro de tratamento imediato e um centro de leitos de UTI extra-hospitalar, entre outros investimentos na infraestrutura da saúde. Com isso, os casos ativos caíram de 5,5 mil no início de março para 818 em 31 de março.

O espírito de cooperação da comunidade empresarial de Chapecó também foi fundamental e correspondeu aos chamamentos da administração municipal, a exemplo das campanhas já mencionadas.

Os resultados de todo esse trabalho de combate à covid-19 foram reconhecidos em todo o Brasil, pois esse modelo de atuação inspirou dezenas de administradores municipais.

Por isso, causa estranheza a informação publicada na imprensa nacional segundo a qual o Ministério Público Federal ajuizará Ação Civil Pública contra atos do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, praticados durante as ações de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

O Sindicont Chapecó presta seu apoio e solidariedade à administração municipal de Chapecó em relação ao trabalho realizado durante a pandemia. O que foi feito era o possível para cada estágio da pandemia. Além disso, as ações tomadas foram respaldadas pela coletividade, a partir das decisões tomadas pelo Comitê Municipal da Covid-19.

         Chapecó, 20 de setembro de 2021.