Blog do Prisco
Notícias

Sistema de energia solar é solução para a economia de centros empresariais em funcionamento

Quantum Engenharia é responsável pela instalação de painéis fotovoltaicos no Terra Firme, em São José

Os estabelecimentos comerciais podem economizar na fatura de energia elétrica e ainda contribuir com o meio ambiente com a aquisição da energia fotovoltaica. Esta opção é viável e econômica para os centros empresariais além da fase de construção, pois o prédio estar em funcionamento não interfere nas instalações. Inclusive, a comparação das contas antes e depois da energia solar será considerável.

O Centro Empresarial Terra Firme, em São José, Santa Catarina, recebeu sistemas de energia fotovoltaica e eficiência energética, que gera economia e qualidade, considerando que possui mínima necessidade de manutenção e não emite poluentes ao ecossistema. A Quantum Engenharia, catarinense no setor, é responsável pelo projeto e execução dos sistemas.

Terra Firme Quantum

A instalação conta com 218 painéis fotovoltaicos, que não exigem redes de distribuição e podem ser instalados em uma casa residencial até uma grande indústria, desde que não esteja em um local em que ocorra excessivo sombreamento. Em relação à iluminação do centro comercial, foram substituídas 1707 lâmpadas florescentes com tecnologia convencional por lâmpadas LED e 5 luminárias de lâmpadas de descarga por tecnologia LED.

O aumento na demanda tem sido recebido positivamente pelas empresas que realizam este tipo de instalação, Quantum Engenharia é uma delas. Gilberto Vieira Filho, engenheiro e presidente da empresa, analisa a expansão. “O Brasil tem grande potencial para o desenvolvimento de energias renováveis. Estamos num país com alta incidência de raios solares e precisamos utilizar esta característica em nosso benefício, ampliando ainda mais a geração fotovoltaica”, comenta Gilberto.