Blog do Prisco
Coluna do dia

Sob inquérito

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, está, oficialmente, sob investigação do Ministério Público e da Polícia Federal. Na sexta-feira passada, vazou a notícia de que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a abertura de inquérito para investigar a presença do governo dele em uma planilha da empreiteira Odebrecht. A empresa é investigada no âmbito da Operação da Lava Jato e mais de 70 de seus executivos firmaram acordos delação premiada com o MPF.

O Ministério Público vai encaminhar hoje ao STF os depoimentos colhidos nas delações. O responsável pela homologação é outro catarinense, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki.

A assessoria de Colombo divulgou nota, reiterando o que já havia sido dito quando a tal lista da Odebrecht vazou pela primeira vez: o Estado e a empresa de Emílio e Marcelo não firmaram nenhum tipo de contrato desde 2011, quando começou a gestão do atual governador.

 

Outros quatro

Na planilha da Odebrecht, constam os nomes de outros cinco catarinenses: Cesar Souza Junior, que vive os últimos dias como prefeito de Florianópolis; ex-prefeito de Joinville e ex-deputado Carlito Merss; prefeito eleito de Lages, Antônio Ceron, e dos ainda prefeitos de Imbituba, Jaison Cardoso, e de Navegantes, Roberto Carlos Souza.

 

Enquanto o povo pena…

De acordo com o site de notícias UOL, do Grupo Folha de S. Paulo, a generosidade dos governos “populares” de Lula da Silva e Dilma Rousseff editaram e aprovaram medidas provisórias (no Congresso Nacional) que concederam R$ 140 bilhões em isenções a grandes empresas. A maioria, empreiteiras e bancos.

 

Ritmo mantido

Na Assembleia Legislativa, foram 44 projetos aprovados na terça-feira, 33 na quarta-feira e o orçamento do Estado para 2017 na quinta-feira. Os deputados limparam a pauta em uma semana de alta produtividade. Foram também as últimas sessões conduzidas pelo deputado Gelson Merisio (PSD) como presidente do Legislativo, pois seu mandato à frente da Casa encerra no ano que vem, no último dia de janeiro.

 

Proibição e redução

Para citar algumas das medidas, destaque para a proibição da venda de produtos com amianto em sua composição, além do projeto que reduziu o próprio orçamento da Alesc ao repassar parte dos recursos para que o Ministério Público e o Tribunal de Justiça possam ampliar sua atuação em mais regiões do Estado.

 

Nova direção

Conselheiro Dado Cherem foi eleito à presidência do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE). Tomará posse no dia 1º de fevereiro de 2017. A vice-presidência será exercida por Adircélio de Moraes Ferreira Junior. Já a corregedoria da corte de contas ficará a cargo de Wilson Wan-Dall. O presidente eleito defendeu a atuação conjunta de todos os que integram a Instituição, de servidores a conselheiros. “Mais do que nunca, devemos estar unidos num só processo, à defesa do Tribunal de Contas, e assim estaremos defendendo toda a sociedade catarinense”, conclamou.

 

Homenagem a Napoleão

O Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC) concedeu ao prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, o prêmio nacional Guerreiro Ramos, de melhor “Gestor Público”, promovido pelo Conselho Federal de Administração.