Blog do Prisco
Coluna do dia

Sob nova direção

Sob nova direção

Presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, decidiu intervir no diretório estadual de Santa Catarina. Destituiu o colegiado, citando o ex-presidente Ronaldo Freire, ligado a Paulo Bornhausen, e fez acusações e insinuações. Nesta sexta-feira, foram oficializados os sete nomes da nova executiva estadual.

Adir Gentil, ex-vereador em Florianópolis, para onde voltou depois de um período atuando em Palmas, no Tocantins, no grupo político do ex-prefeito Carlos Amastha, é o presidente. O primeiro vice é o prefeito de Rio Negrinho, Júlio Ronconi, e o secretário-geral é outro prefeito, Juliano Duarte, de Governador Celso Ramos.

Na primeira e segunda secretárias, duas mulheres. A primeira é esposa de Cleiton Salvaro, primeiro suplente de deputado estadual pelo PSB. A segunda é indicação do segundo suplente de deputado estadual pela sigla, Patrício Destro.

No documento intitulado decisão liminar, Siqueira cita “fatos de extrema gravidade” denunciados por um filiado.

Fraude?

Ainda no texto subscrito pelo presidente nacional, insinua-se que houve fraude nas datas das desfiliações dos deputados estaduais Bruno Souza e Nazareno Martins. A manobra, acusa Carlos Siqueira, seria para impedir que o partido buscasse na Justiça Eleitoral os mandatos dos dois.

Atuando

Em sua manifestação, o dirigentes nacional do PSB também assinala que Souza e Martins continuaram atuando em nome do partido na Assembleia Legislativa.

Nordetes

Depois de participar de encontros do PSD em Teresina (Piauí), Aracajú (Sergipe) e em São Bento do Sul (SC), o coordenador nacional da Fundação Espaço Democrático e ex-governador Raimundo Colombo esteve, neste domingo, e estará, nesta e segunda-feira, em ato do partido em Salvador, na Bahia.

Bancada

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, coordenou  a reunião, na presença de senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e outras lideranças pessedistas. O encontro foi no auditório sede da União dos Municípios da Bahia.

Raimundo Colombo defende que um partido precisa ser a base intelectual e a alma viva da sociedade, abrindo espaço para os jovens visando a formação de novas lideranças políticas.

Ovo de Colombo

Esse roteiro nacional do ex-governador catarinense já tem levado alguns atentos observadores da cena política a projetar que o pessedista pode estar de olho numa candidatura presidencial em 2022.

Migrando

A Eletrosul foi tema da reunião entre o secretário da Casa Civil, Douglas Borba, e o deputado federal Luiz Armando Schroeder Rei, o Coronel Armando, em Florianópolis. O Governo do Estado entende que a decisão da Eletrobrás, de proceder a reestruturação societária entre a Eletrosul, com sede em Santa Catarina, e a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), sediada em Candiota, no Rio Grande do Sul, trará sérios prejuízos a Santa Catarina.

Baque econômico

Borba reforça a necessidade de reverter a situação da ida da Eletrosul ao RS para evitar perdas econômicas. Segundo o deputado, que integra a Comissão de Minas e Energia, a intenção é tentar barrar a incorporação. Uma audiência pública da comissão está marcada para a próxima terça-feira, 7, em Brasília, para discutir o assunto e tentar sensibilizar o presidente da Eletrobras, Wilson Júnior, que estará presente.