Blog do Prisco
Notícias Últimas

Sopelsa celebra o dia internacional do cooperativismo

O deputado Moacir Sopelsa (MDB), que está presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo da Assembleia Legislativa, por ocasião do dia internacional do cooperativismo, comemorado neste 04 de julho, destaca a importância do cooperativismo para o desenvolvimento e a economia de Santa Catarina. 

 

As cooperativas são símbolo de progresso e riqueza. Atuam junto aos produtores e contribuem na geração de emprego e distribuição de renda. “Em Santa Catarina, mais de 2 milhões de catarinenses são associados de alguma cooperativa: de crédito, infraestrutura, saúde, consumo, transporte, agropecuária, produção de bens e serviços. E isso traz um resultado social e econômico relevante que, de alguma forma, impacta na qualidade de vida das pessoas”, aponta Sopelsa.

 

Segundo dados da  Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) No conjunto, o sistema cooperativo de Santa Catarina mantêm um quadro social de aproximadamente te 71.648 cooperados e um quadro funcional de mais de 39.883 empregados. O faturamento anual do ramo agropecuário totalizou R$ 20 bilhões.

 

“São números expressivos e demonstram que com a cooperação o crescimento é mais abrangente, pois envolve os associados, donos do negócio, que sentem os benefícios positivos diretos, inclusive através da distribuição de resultados das cooperativas e o fomento ao desenvolvimento  das comunidades regionais e de todo o nosso Estado”, enfatiza Sopelsa.

 

O Dia Internacional do Cooperativismo é considerado como um momento ideal de sensibilização dos jovens sobre o caráter empreendedor e o papel social do cooperativismo. A origem da comemoração tem, também o objetivo de proporcionar a toda sociedade o conhecimento dos benefícios, dos valores e dos princípios da atividade cooperativista.

 

 

## Mais informações sobre o Dia Internacional do Cooperativismo comemorado anualmente no primeiro sábado de julho.

 

O objetivo desta celebração é aumentar a conscientização sobre as cooperativas, destacar as metas e objetivos complementares das Nações Unidas e do movimento internacional de cooperativas, destacar as contribuições do movimento para a resolução dos principais problemas abordados pelas Nações Unidas e fortalecer e estender parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores.

 

O tema do Dia Internacional das Cooperativas 2020 é Cooperativas para Ação Climática.