Blog do Prisco
Destaques

Startup criada por egresso da Univali é premiada em competição de inovação e empreendedorismo na China

Premiação abrange empresas de tecnologia do Brasil e de Portugal

A startup Eletroblocks, criada pelo egresso de Engenharia de Computação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Eduardo Borges Gomes, foi uma das premiadas na Competição Remota de Inovação e Empreendedorismo para Empresas de Tecnologia do Brasil e Portugal, promovida na Baía de Macau, na China. O objetivo da competição é promover a relação entre a China e os países que falam a língua portuguesa.

A empresa foi premiada na categoria de Maior Potencial de Desenvolvimento e recebeu cerca de 19 mil dólares em premiação. Os vencedores também irão fazer parte da Delegação de Empresas de Tecnologia de Países Lusófonos da Baía de Cantão na maior exposição de tecnologia de Macau, a Beyonde Expo, em março de 2024.

A Eletroblocks nasceu a partir de um projeto desenvolvido durante a graduação de Eduardo no Laboratório de Inovação e Tecnologia da Univali (Lite) – coordenado pelo professor André Raabe. O produto é um kit de peças montáveis que busca desmistificar o universo da robótica e da programação para crianças de maneira segura, intuitiva e descomplicada. O público-alvo hoje são instituições de ensino que tem interesse em utilizar o kit em sala de aula ou o consumidor final. O material está disponível em www.eletroblocks.com.br.

Em 2023, a Eletroblocks passou a fazer parte do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), desenvolvido pela Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec) da Univali, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O programa visa qualificar gratuitamente empresas para que conheçam todas as variáveis do processo de exportação.

“Essa premiação foi mais uma oportunidade que nasceu graças a minha participação no Peiex. Ainda neste mês, iremos participar também da etapa presencial da missão de imersão do ciclo Singapura do Startup Outreach Brasil. Fomos uma das 15 empresas selecionadas para o programa de aceleração para internacionalização de startups que será realizado de 25 de outubro a 3 de novembro”, destaca Eduardo Borges Gomes.

O Peiex permite que as empresas possam aprender sobre a habilitação de documentos, tributação, logística, formação de preço, prospecção de novos mercados, operações financeiras internacionais e marketing na exportação, além da oportunidade de participação em feiras, missões e rodadas internacionais. As empresas recebem atendimento individualizado e gratuito, bem como treinamentos coletivos e estudos de mercado.

Por meio do núcleo operacional da Univali o Peiex atende empresas de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

“Estamos chegando ao final deste ciclo com 225 empresas atendidas e com 28 delas já exportando. Estamos muito satisfeitos com os resultados conquistados até agora e esperamos ampliar ainda mais o número de empresas exportadoras até o fim deste ano”, explica a coordenadora do Peiex na Univali, professora Giselda Cherem.