Blog do Prisco
Coluna do dia

STF reconduz Elizeu

STF reconduz Elizeu

Liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira, assegura ao prefeito afastado de Lages, Elizeu Mattos (PMDB), o retorno às funções. Basicamente, a decisão anula os despachos que afastaram o peemedebista, que estava em prisão domiciliar, tanto na Comarca de Lages (primeiro grau) – ação por improbidade – quanto no Tribunal de Justiça (segundo grau) – onde tramita um processo crime.

A defesa está a cargo do advogado Ruy Samuel Espíndola, que confirmou à coluna a decisão do Supremo. Como Elizeu Mattos estava em Florianópolis sexta-feira, ele só deve reassumir o cargo na segunda-feira, 5 de outubro. O peemedebista estava afastado do cargo desde 4 de dezembro de 2014, ou seja, há praticamente 9 meses.

 

 

Baralho

O retorno de Elizeu Mattos à prefeitura mexe com todo o tabuleiro político em Lages. As apostas acerca da condução do processo na maior cidade da Serra recaíam todas sobre o PSD de Antônio Ceron e do PPS de Toni Duarte, vice-prefeito que ainda está como interino, e da deputada Carmen Zanotto.

 

 

Convivência

Uma das grandes incógnitas a partir da recondução de Elizeu Mattos, além de sacramentar a volta do PMDB lageano ao circuito, é como será a convivência entre o peemedebista e Toni Duarte, que volta à condição de vice.  Como tocava a prefeitura, Toni tinha a pretensão de ser o candidato em 2016.

 

 

Fator

Com Toni Duarte novamente numa posição de coadjuvante, como vai se comportar a deputada Carmen Zanotto? E no PSD? Quem vem é mesmo Antônio Ceron, o deputado Gabriel Ribeiro ou será o Paulo César da Costa, o Costinha, da SC-PAR? Emoções à vista.

 

 

Proximidade

O advogado Ruy Samuel Espíndola é o catarinense mais próximo ao decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello. Os dois fazem parte de um grupo de juristas que debate questões constitucionais com regularidade, ou seja, são constitucionalistas. Evidentemente que essa abertura pode ter auxiliado na decisão que permite a volta de Elizeu Mattos à prefeitura de Lages.

 

 

Maneca sai da esplanada

O Catarinense Manoel Dias, do PDT, está deixando o Ministério do Trabalho e Emprego depois de dois anos e meio à frente da pasta. Na reforma ministerial que a presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira, de manhã, ela confirmou a fusão entre Trabalho e Previdência Social, superministério que será tocado pelo gaúcho Miguel Rossetto. Ou seja, Maneca ficou sem espaço no primeiro escalão. O petista Carlos Eduardo Gabbas, que comanda a Previdência, também rodou, mas será secretário nacional da nova pasta.

 

 

Possibilidade

Com as mexidas na esplanada, o PMDB se fortalece e passa a praticamente mandar no governo, assim como o ex-presidente Lula da Silva. Nos bastidores, as informações indicam que a ex-mãe do PAC está aceitando o papel de Rainha da Inglaterra para tentar salvar o mandato.

 

 

De saída

Conforme o blog do Prisco (blogdoprisco.com.br) antecipou na quinta-feira à noite, o ainda ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não veio a Florianópolis para a reunião do Confaz. Sua ausência confirma informações de bastidores dando conta de que o economista está preparando o desembarque do governo Dilma Rousseff depois de ser fritado pela turma de Eduardo Cunha, Michel Temer e Aloizio Mercadante.