Blog do Prisco
Coluna do dia

Surpresas à vista?

Impressionam os números que as pesquisas que podem ser consideradas de alguma seriedade apontam de indecisos. Na maioria das cidades, o pleito chega ao seu momento derradeiro com 40% ou 50% de pessoas que não sabem em quem vão depositar seu voto. Isso para prefeito. Para vereador, então.

O que pode sair das urnas, em alguns locais, pode surpreender. Se, por um lado, a campanha curta, com parcos recursos e limitações de exposição das candidaturas, favorece quem está na vitrine, por outro, o desgaste dos atuais mandatários sinaliza para a possibilidade de novidades nas urnas.

É fato que entre as pessoas, existe o tal sentimento de mudança, mas resta saber de que forma isso será traduzido na hora do voto. Anulações e abstenções em massa, vão favorecer quem já pilota a máquina. Emoções à vista no domingo à noite.

 

Alívio

O montante de R$ 81.842.763,13 referente a terceira e última parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de setembro entrou na conta dos Municípios catarinenses na sexta. Segundo estudos da Federação Catarinense de Municípios – Fecam, o recurso é 7,89% maior do que a mesma parcela repassada em 2015 em termos nominais. No entanto, se considerarmos a inflação do período (IPCA 8,97%), houve na realidade uma queda de 1%.

 

Debate

O secretário de Estado da Educação e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps, apresentou  a educadores das redes de ensino SESI e SENAI, entidades que integram a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), detalhes da medida provisória 746/2016, que flexibiliza o ensino médio no Brasil. No encontro, em Florianópolis, Deschamps enfatizou as perspectivas com as mudanças no modelo oferecido no País, que visa a elevar o desempenho dos estudantes e tornar o ensino médio mais atraente.

 

Parcerias

“É fundamental que tenhamos um ambiente de negócios no Brasil que favoreça a atração de turista e investidores internacionais”, defendeu o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, durante a abertura da 44ª Abav Expo Internacional de Turismo,  em São Paulo.

 

Timing

Segundo ele, é preciso aproveitar o momento pós-olímpico da Rio 2016, megaevento brasileiro que obteve excelente repercussão internacional, para firmar importantes parcerias entre o governo e a iniciativa privada.

 

Páreo duro

Em Itajaí, pelo menos é o que mostram pesquisas, o candidato do PP, João Paulo Tavares, cresceu na reta final, a ponto de embolar a disputa com Volnei Morastoni e Anna Carolina. Chegou à campanha desconhecido, mas conta com um cabo eleitoral chamado Jandir Bellini!

 

Hora da verdade

Os partidos estão organizados para botar um exército de fiscais nas ruas neste sábado para tentar diminuir ações irregulares e denunciar. Pelo menos nas maiores cidades.

 

Horário

O TRE projeta que o resultado da eleição na maioria dos municípios esteja divulgado até às 21h. Na segunda-feira, o Estado amanhece com um novo mapa político.