Blog do Prisco
Notícias Últimas

Suspensa greve da Defensoria Pública

Após o recebimento de proposta do Governo, os servidores da Defensoria Pública deliberaram, em assembleia realizada na terça-feira (26), pela suspensão das paralisações em todo o Estado. 

A proposta apresentada tem caráter indenizatório e reajusta o vale alimentação, que passará a ser fixo, sem descontos e no valor de R$ 800,00. Os efeitos financeiros serão retroativos a janeiro de 2016. O projeto apresentado tem o aval do Governo, da Secretaria da Fazenda e do Grupo Gestor.

 A assembleia de servidores, realizada na sede do SINTESPE em Florianópolis, contou com a preseça de quase 80 trabalhadores. Eles decidiram, por ampla maioria, pela suspensão da greve e pelo retorno ao trabalho no dia seguinte à entrada da proposta na Assembleia Legislativa. H? a expectativa de que o projeto seja protocolado e enviado para a ALESC na quarta-feira (27).

 Os servidores também marcaram para o dia 13 de maio uma nova assembleia, que deverá verificar o andamento do acordo, ou seja, se os prazos com relação ao mesmo foram cumpridos e se haverá a anistia dos dias parados, sendo estas as condicionantes para que a greve permaneça suspensa.

 A paralisação

 Os servidores da Defensoria Pública de Santa Catarina iniciaram a greve em 14 de abril e lutavam pela revisão do subsídio e o reajuste no vale-alimentação. A paralisção foi em massa e aderida por todos os núcleos do Estado.

 Desde que abriu suas portas, em 2012, a Defensoria presta assistência jurídica integral e gratuita às pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado. Os trabalhadores da Defensoria Pública não receberam nenhum tipo de reajuste salarial, cuja defasagem foi calculada em aproximadamente 1/3 do salário.

Foto>arquivo