Blog do Prisco
Coluna do dia

Tacada de Napoleão

A equipe de governo do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, demorou 38 dias para ser anunciada neste início de 2017. E há motivos de sobra para justificar esse tempo. O alcaide tucano conseguiu, numa tacada, formar um colegiado com perfil técnico e também imbuído de forte representação política. Sua base de apoio aumentou na campanha de reeleição e a engenharia para compor o novo governo demandou muita conversa, análise e projeções que passam, ainda, pelas eleições de 2018. Mesmo ampliada, a base de Napoleão está satisfeita e contemplada. Tudo com muita discrição, marca inequívoca do prefeito.

De modo geral, a nominata apresentada vem sendo cantada em verso e prosa como resultante de vitoriosa estratégia política e administrativa de um gestor público jovem e que já se firmou no contexto da política catarinense.

Outro ponto fundamental para o sucesso das negociações: a credibilidade do prefeito. Facilitou tudo, pois em Blumenau o universo político sabe que uma vez empenhada a palavra do tucano, ela será cumprida. Foi assim nos primeiros quatro anos e deve seguir nesta toada durante a promissora carreira do blumenauense que tem tudo para alçar voos  mais altos no futuro!

 

Tripé

Ao lado de Napoleão Bernardes, dois nomes se destacam como principais articuladores e interlocutores juntos aos aliados: Jean Havenstein (chefe de Gabinete) e Alexandro Fernandes (ex-secretário da Fazenda e atual presidente do Samae – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto.)

 

Fôlego

Não é novidade que a crise econômica tem gerado inúmeras dificuldades aos prefeitos Brasil afora, muitos fragilizados politicamente. Tenham sido reeleitos ou não. Em Blumenau, o quadro é animador. O segundo mandato de Napoleão Bernardes se inicia com excelentes perspectivas. Ele tem tudo para fazer uma gestão ainda melhor do que a primeira.

 

Cruzando talheres

Rodolfo Pinto da Luz almoçou com  Raimundo Colombo durante uma breve pausa para o almoço na maratona que foi a reunião do Colegiado, esta semana, em Lages. Estreante no governo, o professor trocou impressões importantes com o governador. Nelson Serpa, da Casa Civil, participou do ágape.

 

Valorização

Pinto da Luz, que assumiu em janeiro a Fundação Catarinense de Cultura, entendeu perfeitamente o recado do governador. Torniquete apertadíssimo ante as dificuldades financeiras que obrigam o Estado a ficar em alerta. Mas o professor tem o desafio e o reconhecimento do governador de que a Cultura deu a sua contribuição e será prestigiada. Os números do Estado são animadores para o momento. Na verdade, um alento para um ano que requer muita responsabilidade e atenção, segundo o governador.

 

Cronograma de inaugurações

O secretário da Infraestrutura, deputado Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro,  apresentou, durante reunião do Colegiado estadual, o plano estratégico de inaugurações para 2017. Segundo o secretário, o governo catarinense investe cerca de R$ 4 bilhões em infraestrutura e está empenhado na entrega de 33 obras estruturantes até o final do ano.

 

Polêmico

Um grupo de jovens, via Facebook, programou para este domingo, em Florianópolis, uma manifestação contra o estatuto do desarmamento. Autor do projeto de lei que revoga o dito cujo, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça, vai participar do ato e defende sua proposta com todos os argumentos nas redes sociais. E você? É contra ou a favor da revogação? Polêmica.