Blog do Prisco
Notícias

SC perde César Amin Ghanem Sobrinho

Homem de fino trato, competente e de retidão inabalável, César Amin César Amin Ghanem Sobrinho faleceu na última terça-feira, em Florianópolis, aos 92 anos. Nascido em Joinville no dia 29 de julho de 1923, César Amin deixa a esposa e três filhos. O seu corpo foi velado e sepultado no Cemitério Jardim da Paz, na Capital. César Amin foi secretário de Transportes e Obras do governo Colombo Machado Salles nos de 1971 e 1972. Em 23 de janiero de 1973 foi nomeado pelo então governador como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Ele  exerceu a vice-presidência da instituição de 25 de setembro de 1973 a 2 de janeiro de 1977, e a presidência, de 1º de fevereiro de 1979 a 1º de janeiro de 1980.

césar amin.jpgAposentou-se em 28 de abril de 1986. Ao comunicar o seu pedido de aposentadoria ao Tribunal Pleno, confessou, emocionado, que a decisão foi difícil de ser tomada. “Mas me apoiei na necessidade que o homem tem de estar disponível para com Deus e com a sociedade, para me desapegar das funções que desempenho nesta Casa”, disse.

Na oportunidade, o então presidente do TCE/SC, conselheiro Antero Nercolini, e o procurador à época Ricardo Oliveira enalteceram a pessoa e a vida funcional de César Amin. Nercolini destacou as qualidades de homem íntegro e capaz e, principalmente “a firmeza de conduta e independência” do conselheiro. Já Oliveira disse que “a Magistratura Fiscal de Santa Catarina perde muito com sua saída”. Com 36 anos de vida funcional, iniciou suas atividades no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) como engenheiro civil, em 1950. No DER, ocupou as chefias de Residências de Canoinhas e Florianópolis e a diretoria-geral do órgão. Em 1963, solicitou exoneração do DER e trabalhou na Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, quando participou da implantação do sistema viário do Plano Piloto da Cidade Universitária.

Foto>TCE, arquivo, divulgação