Blog do Prisco
Destaques Notícias

TCE traz experiência de palestrantes sobre temas que abordam o desafio de desenvolvimento com sustentabilidade

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) promove evento para discutir temas relacionados à governança,
sustentabilidade e educação, nesta quinta-feira (14/5), às 16 horas, no auditório principal da instituição, em
Florianópolis. Para a iniciativa, foram convidados os chefes dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário, do
Ministério Público Estadual e do Ministério Público junto ao Tribunal, além de conselheiros, auditores-substitutos e
servidores do TCE/SC e diretores da Federação Catarinense dos Municípios. O objetivo é sensibilizar sobre a importância dos assuntos para o controle externo e a administração pública, neste momento de transformação que o mundo está passando.
“Governança e Sustentabilidade” será o foco da palestra do secretário de Estado da Fazenda, Antonio Marcos Gavazzoni. Na sequência, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco Jóse Côrte abordará “Educação: o novo nome do desenvolvimento” (Saiba mais). “A ideia é estimular o debate e inspirar mudanças”, registra o conselheiro Luiz Eduardo Cherem, supervisor do Instituto de Contas do TCE/SC (Icon), unidade responsável pela organização do evento, ao explicar que a discussão de assuntos como estes é uma exigência social manifestada por políticas públicas e pela sociedade.
Doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Antonio Gavazzoni irá falar sobre as formas de como se pode aprimorar os modos para atingir um desenvolvimento ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável, aplicando os conceitos e critérios de sustentabilidade na gestão pública.
Em sua tese de doutorado, defendida neste ano, o secretário da Fazenda teve o intuito de mostrar que a governança pode ser usada com o objetivo de buscar um novo modelo de gestão, pautada no governo democrático, legal, inclusivo e participativo.

Educação
A posição do País nos rankings relacionados à economia, Índice de Desenvolvimento Humano, competitividade,
inovação e educação, dentro do contexto mundial, será a tônica da palestra do presidente da Fiesc. Ele apresentará um histórico da classificação do Brasil nos últimos três anos, com ênfase nos indicadores “Saúde e Educação Básica” e “Educação Superior e Treinamento”, enfatizando que a força de trabalho saudável e a educação são vitais para um País elevar a competitividade e a produtividade, bem como a posição do Brasil em 2014, neste quesito, quando comparado com os países da América Latina e com os que formam o grupo político de cooperação BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Dos indicadores relacionados à educação será colocado o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que é uma iniciativa de avaliação comparada, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas e privadas do Brasil.
No que se refere aos dados do Movimento A Indústria pela Educação, serão apresentados os principais desafios da educação que impactam na indústria, os eixos de atuação, com suas respectivas bandeiras e as metas estabelecidas no Plano de Trabalho para o período 2015-2017.