Blog do Prisco
Notícias

TCE/SC em 4º lugar no ranking de transparência

O Tribunal de Contas de Santa Catarina ficou em 4º lugar em pesquisa realizada para criar um ranking de Disclosure Informacional dos Tribunais de Contas Estaduais: Abordagem à Prestação de Contas, Transparência e Interação Social. Disclosure é um termo contábil usado para descrever o processo de fornecimento do acesso público a informações financeiras de uma organização com o objetivo de dar transparência a esses dados.

A conclusão está na dissertação de mestrado do contador Clodoaldo Pinheiro Filho, da Universidade Federal de Rondônia. O trabalho buscou avaliar a divulgação dos gastos orçamentários, financeiros, de gestão fiscal, demonstrativos contábeis, prestação de contas e a existência de mecanismos de interação com o cidadão nos portais dos 27 tribunais.

Foram levantados 30 tipos de informações no total, sendo 10 sobre Prestação de Contas, 17 sobre Transparência e 3 sobre Interação Social. A conclusão revelou que o Tribunal de Contas do Espírito Santo obteve maior nível de disclosure informacional, com 175 pontos. Na mesma posição que o TCE/SC, ficou o de Mato Grosso.