Blog do Prisco
Coluna do dia

Técnicos em baixa no governo

Ricardo Gouvêa, grande nome do setor agrícola catarinense, com reconhecimento nacional. Natalino Uggioni, também competente, preparado, sério. Dois técnicos que vinham tocando de maneira muito positiva suas pastas na máquina estadual: Agricultura e Educação.

O fato de se reconhecer o trabalho da dupla não quer dizer que os seus substitutos não tenham competência. Mas mudará radicalmente o perfil. O deputado Altair Silva, do PP, já foi confirmado para substituir Gouvêa.

Para o lugar de Uggioni, Moisés da Silva convidou outro parlamentar estadual, Luiz Fernando Vampiro, do MDB.

Enquanto na pasta que cuida do agronegócio não houve maiores sobressaltos, na Educação a possível troca vem gerando celeuma. Das 25 coordenadorias estaduais de Educação, 18 já se manifestaram publicamente a favor da manutenção de Natalino Uggioni na pasta.

“Nova” filosofia

O professor, aliás, realiza um trabalho de longo prazo, inclusive com repercussão nacional, dentro da filosofia inicial de Moisés da Silva, ainda dos tempos de campanha: trabalho técnico, focado em ações sem se preocupar com dividendos políticos, partidários, eleitorais. Esse tempo vai ficando para trás. Agora é o “novo” momento da gestão Moisés. Como a nova política morreu na casca, as velhas práticas representam o “novo” governador versão 2021.

Aplausos

A Faesc aplaudiu o trabalho de Ricardo Gouvêa, mas não fez qualquer restrição ao deputado Altair Silva. Pelo contrário, elogiou o novo titular. Sem sombra de dúvidas, no entanto, o governo perde qualidade técnica ante estas duas baixas em pastas tão estratégicas.

Desempenho

A indústria catarinense vem mantendo o ritmo de recuperação e crescimento econômico. Santa Catarina apresentou um crescimento de 11,1% na produção industrial de novembro, quando comparado ao mesmo período de 2019. O desempenho representa a segunda maior alta entre os 15 locais pesquisados e está bem acima da média nacional de 2,8%. Os dados da Pesquisa Industrial Mensal foram divulgados na manhã desta quinta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números evidenciam Santa Catarina no cenário nacional e demonstram a confiança do segmento.

Porta-voz

A OAB/SC foi mediadora de intensos debates entre lideranças políticas e empresariais na Webinar sobre o formato de Concessão do Aeroporto Internacional de Navegantes — Ministro Victor Konder, inserida no Bloco Sul. Durante o encontro, o Fórum Parlamentar catarinense indicou a OAB/SC como uma das representantes do Estado para a continuidade dos debates do tema em reunião técnica com o Ministério de Infraestrutura, que ocorrerá ainda neste mês. A Webinar, promovida pela Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento da Seccional, teve transmissão online ao vivo, com a participação de representantes políticos, empresariais e sociedade civil, que discutiram o andamento do projeto.

Pé na porta

Vereador mais votado de Barra Velha, o jovem Caio Pinheiro (PL) acaba de protocolar na Câmara Municipal o pedido oficial para retirar a porta do seu gabinete. No documento encaminhado para o presidente do legislativo de Barra Velha, Caio afirma querer realizar um fato inédito na história do município litorâneo: “um mandato às claras, de portas abertas para o povo”.

O pedido nunca foi visto na história política de Santa Catarina. Mesmo assim, significa o cumprimento de uma promessa de campanha do vereador de 30 anos, eleito pelo PL – Partido Liberal, e que prega o início de uma nova história na cidade.