Blog do Prisco
Manchete

Tecnologia permite abertura de empresa em minutos em Rio do Sul

A cidade de Rio do Sul implantou novas ferramentas digitais que permitem a abertura de uma empresa em questão de minutos. O novo sistema, que possibilita que todo o processo seja feito de forma digital, sem uso de papel, sem deslocamentos ou filas, será um dos cases apresentados no Brasil Mais Simples – Etapa Santa Catarina, evento realizado pelo Sebrae, em Florianópolis (SC), nos dias 14 e 15 de junho.

Desenvolvida pela catarinense IPM Sistemas, a ferramenta possibilita a digitalização de todas as etapas do processo de abertura de uma empresa – desde a consulta de viabilidade até a liberação do cadastro municipal e alvará de licença. “Essa medida será destaque nacional. Rio do Sul pode se tornar o município onde a abertura de uma empresa será a mais rápida do País”, diz a consultora Sueli Lyra, especialista em desburocratização e políticas públicas do Sebrae.

O sistema implantado foi alimentado com as informações do Plano Diretor do Município. “Os processos de solicitação de viabilidade de empresas ficam automatizados. Além disso, os pedidos de alterações e baixas de empresas também estão 100% integrados”, explica o Coordenador de Desenvolvimento de Soluções de Tributação da IPM Sistemas, engenheiro especializado em gestão pública Marcelo Alvin Kieffer. O novo sistema também integra o município à RedeSim, que padroniza os procedimentos para abertura de empresas, aumentando a transparência e proporcionando redução de custos e de prazos.

Gestora da Casa do Empreendedor de Rio do Sul, Fernanda Stringari explica que a inovação está em linha com o que determina a Lei da Liberdade Econômica. “Hoje somos um dos únicos municípios do Estado e do País a estar totalmente de acordo com a legislação, respondendo à Junta Comercial do Estado de forma automática”. Ela acrescenta que todo o processo é digital, realizado em ambiente único. Após abastecer o sistema com as informações necessárias, a resposta sobre a viabilidade de abertura da empresa é dada em minutos.

Analista de Qualidade da IPM Sistemas, Wendy Emanuele Schulze, explica que a agilização dos processos exige o uso de sistema de gestão que permita a integração do município com a Junta Comercial. É o caso de Rio do Sul, que utiliza o sistema de gestão pública municipal  em nuvem, que garante atualização de dados em tempo real, redução de burocracia e agilidade nos processos internos da Prefeitura e no atendimento aos cidadãos.

foto>divulgação