Blog do Prisco
Notícias Últimas

Tema polêmico no Congresso Brasileiro de Direito Comercial

Está ocorrendo em São Paulo, de 17 e até hoje, 18 de maio, na sede da AASP, nova edição do Congresso Brasileiro de Direito Comercial, evento que reúne os mais renomados juristas do país na área. Mais uma vez o professor de Direito Comercial e advogado Marcos Andrey de Sousa (foto), da Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araujo Advocacia, será um dos palestrantes, enfrentando tema de alta polêmica na atualidade que é o conflito entre os direitos de sócios e dos credores na Recuperação Judicial.

O Congresso está na sua 8ª edição e, segundo Marcos Andrey de Sousa,  representa a consolidação da comunidade jurídica comercialista. Sob a coordenação do professor Fábio Ulhoa Coelho, conta com renomados juristas catedráticos, como Modesto Carvalhosa, Arnold Wald, Alfredo de Assis Gonçalves Neto, José Alexandre Tavares Geurreiro, Paulo Salles Toledo, Osmar Brina Lima, além de outros na nova geração, como Francisco Satiro, Eduardo Secchi Munoz, Sheila Christina N. Cerezetti, dentre outros.

O evento também reúne magistrados e Ministros do Superior Tribunal de Justiça, tais como João Otávio de Noronha, Augusto Cesar Leite e Luis Felipe Salomão, que será o jurista homenageado nesta edição, que abordamos os temas mais polêmicos e modernos ligados à atividade empresarial, desde societário, mercado de capitais, recuperação judicial e falências, contratos, defesa da concorrência, tecnologia da informação propriedade intelectual, contratos e arbitragem.

O advogado Marcos Andrey, especialista em Direito Comercial – foto>divulgação

Esta congregação dos comercialistas brasileiros representa um movimento iniciado há anos atrás e vem se desenvolvendo não só através do congresso, mas também com a publicação de importantes obras coletivas, destacando-se o Tratado de Direito Comercial, também coordenado por Fábio Ulhoa Coelho, e culmina com a grande iniciativa da expedição de um novo Código Comercial, cujo projeto está em trâmite adiantado no Congresso Nacional.