Blog do Prisco
Destaques

Temer demite aliado de Mello no DNIT-SC

Como parte do acordo para apoiar a reeleição de Dilma Rousseff (PT), o PR, já à época presidido pelo deputado federal Jorginho Mello (foto de capa) em SC, desbancou o PT da Superintendência do DNIT no Estado. Dentre os cargos federais no território catarinense, este é o segundo m ais importante, ficando apenas atrás da presidência da Eletrosul. 

Há três anos, o parlamentar indicou o engenheiro Vissilar Pretto (foto interna), funcionário de carreira do órgão. Ontem, por volta do meio-dia, ele recebeu um telefonema de Brasília e foi informado que estava sendo exonerado do cargo. O ato oficial saiu à tarde.

Jorginbo Mello indicou e Pretto assumiu o cargo em março de 2014
Jorginbo Mello indicou e Pretto assumiu o cargo em março de 2014

Evidentemente que a demissão de Pretto está no contexto da votação de quarta-feira, quando Michel Temer se livrou da denúncia por corrupção passiva. O PR orientou seus deputados a votarem pela suspensão do processo, mas o deputado catarinense contrariou a perspectiva partidária e votou com a oposição ao presidente. 

PSDB e ESTRUTURA

O PT de Santa Catarina nunca engoliu a presença de Vissilar Pretto no comando do DNIT-SC. Segundo petistas, familiares do engenheiro costumavam trabalhar para o PSDB nas campanhas eleitorais. Mesmo assim, o acordo com o PR de Jorginho Mello, naquele ano eleitoral de 2014, foi mantido. 

Em oito meses, o PR de Santa Catarina deixou de comandar a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SOL – o partido rompeu com o governo Colombo em novembro do ano passado) e agora o DNIT. Na sexta à noite, o Jornal Nacional abriu sua edição justamente para a situação dos apadrinhados que estão sendo demitidos por serem considerados traidores pelo Planalto. E ilustrou a matéria justamente com o caso do DNIT catarinense e o voto do deputado Jorginho Mello, que deu uma bela emplacada nacional em termos de mídia. Mas quanto à estrutura política, que é o mais importa em períodos eleitorais, no momento o PR fica desidratado. 

Foto>Dnit-SC, divulgação

Posts relacionados

Jorginho visita Jair

Redação

Governo de SC lança pacote de ações para intensificar valorização dos professores da rede estadual

Redação

Pela primeira vez na história de Santa Catarina, barragem passa a ter operação remota

Redação