Blog do Prisco
Coluna do dia

Temer, o articulado

São inúmeras as dificuldades do governo interino pilotado por Michel Temer. Como, aliás, já era esperado. Mas, além da economia estar em um momento de menos turbulência a partir do afastamento de Dilma Rousseff, outra marca destes primeiros movimentos do peemedebista é a trégua com o Congresso Nacional. Especialmente na Câmara, Casa que o próprio Michel Temer presidiu em três oportunidades e conhece como poucos.

Por um lado, isso confere à sua gestão certa margem de segurança para implementar as medidas necessárias para que o país volte a vislumbrar algo que não seja o abismo sem fim.

Por outro, significa que o atual inquilino do Palácio do Planalto cedeu aos mesmos tipos de pressões que seus antecessores. Barganhas e chantagens que culminaram em Lava Jato, Zelotes, etc e tal.

 

Unha e carne

Na seara política, Temer teve que ceder à turma do chamado centrão ao aceitar o deputado André Moura (PSC-SE) como seu líder na Câmara. E agora, consta que deve engolir Rogério Rosso (PSD-DF) para a presidência da Câmara ante a iminente degola de Eduardo Cunha. O detalhe é que o pessedista é umbilicalmente ligado ao próprio Cunha!

 

Saúde

Representantes de entidades médicas e hospitalares tiveram a oportunidade de relatar as dificuldades financeiras do setor ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, em reunião ontem de manhã na Casa d’Agronômica. Raimundo Colombo e João Paulo Kleinübing (secretário de Saúde) recepcionaram os convidados.

 

Alô, ministro

“O governo do Estado vem suprindo as condições da União na saúde, ou seja, em muitas iniciativas que deveríamos ter a parceria federal e que no último ano não tivemos, mas mesmo assim mantivemos os atendimentos, os fornecimentos e as decisões judiciais. Tudo isso gera um déficit. Com a renegociação da dívida dos Estados com a União, vamos aportar um recurso novo. Mas o governo federal tem que assumir a sua responsabilidade, e foi nesse sentido que aprofundamos o debate”, alfinetou Colombo.

 

Famílias sem confiança

O mês de junho prevê a manutenção do cenário recessivo que se prolonga desde 2015, é o que aponta o resultado da Pesquisa do Índice de Confiança das Famílias, realizada pela Fecomércio-SC. Esse é o terceiro mês seguido que o ICF atinge os menores níveis da série histórica (87,0), ocasionando quedas acentuadas nas vendas do comércio.

 

Dois pré

O Partido dos Trabalhadores de Florianópolis recebeu duas inscrições de pré-candidaturas à prefeitura. Até o momento, a do advogado Gabriel Kazapi e a do médico Ricardo Baratieri. Após o encontro de tática eleitoral, realizado no último dia 18, onde o partido deliberou a condição de candidatura própria, foi estipulado o prazo de cinco dias úteis para a inscrição das pré-candidaturas.

 

Abertura federal

Sandra Krieger Gonçalves, de Blumenau, é a primeira advogada de Santa Catarina a assumir a presidência da Comissão Especial do Direito Médico e da Saúde do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A organização possui a função de assessorar o Conselho Federal e a diretoria da entidade, presidida por Cláudio Lamachia (que nomeou a catarinense), no encaminhamento das matérias relacionadas à área da Saúde.