Blog do Prisco
Coluna do dia

Temer sob pressão

O governo interino de Michel Temer andava relativamente tranquilo, inclusive nas suas relações com o mercado financeiro e o mundo empresarial. Andava. Nesta semana, a bola nas costas que o governo levou do Congresso, recuando nas exigências para a austeridade de gastos dos Estados com a folha de pessoal, rendeu um cartão amarelo ao atual inquilino do Palácio do Planalto.

Temer está a mais de dois dias tentando se explicar com os homens do dinheiro, cujo índice de desconfiança na capacidade dos atuais gestores implantarem medidas impopulares disparou na bolsa da impaciência.

O presidente interino está tentando convencer a turma do andar de cima de que a bola não bateu nas costas. No máximo, tocou no ombro. Jogada avalizada pelo sentimento democrático do peemedebista. Sim, ele disse a empresários caixa-alta esta semana que o Executivo não é um poder autoritário e que toda a negociação com o Legislativa é “exata.” O problema é que Temer terá que ir além da retórica para convencer não só os empresários. Mas os próprios “aliados” no Congresso, também cansado de levarem bolas nas costas durante o (des) governo Dilma!

 

Parques na lupa

Não se tem notícia recente sobre fiscalização da Fazenda estadual em parques estaduais sob a responsabilidade da Fatma. Pois esta semana, auditores iniciaram este trabalho, dentro de um projeto chamado Auditoria Cidadã. Entre os itens avaliados,  estão desde a sinalização e as condições de caminhada pelas trilhas até o controle do número de visitantes. Outra preocupação é a realização das atividades de fiscalização e monitoramento da área, o desenvolvimento de projetos sociais e ambientais. A gestão administrativa de cada unidade também é alvo da Auditoria.

 

Mudança de comportamento

O comportamento dos varejistas nos próximos anos foi o assunto da palestra “O Varejo do Futuro”, de Danilo Nascimento, no almoço-debate promovido pelo LIDE Santa Catarina nesta quinta-feira. De acordo com o especialista, é necessário que empresários tenham planejamento de longo prazo para manter a eficiência.

  

Cenário diferente

De 2002 até 2013, o Brasil experimentou um período extremamente produtivo para o varejo. O momento de inclusão social e financeira, com redução do desemprego e evolução da educação criou uma situação rara no mercado mundial.

 

Solidariedade

Avança na Câmara projeto do deputado federal Mauro Mariani (PMDB) que autoriza a Caixa Econômica Federal a realizar concurso especial da Mega-Sena. Objetivo é destinar recursos a vítimas de calamidades públicas. “É uma forma de auxiliar, de forma célere, os afetados por esses desastres. Um exemplo é Santa Catarina, estado acostumado com eventos climáticos de grande poder destrutivo e que poderá ser beneficiado”, destacou Mariani, cujo PL foi aprovado por unanimidade, nessa terça-feira, pela Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.

 

Emoção

Raimundo Colombo visitou na última sexta-feira, dia 5 de agosto, em Lages, um local simbólico na vida dele. Logo após fazer a última vistoria às obras de restauração do Colégio Rosa, cuja entrega ocorreu na quinta-feira, dia 11, o governador fez questão de ir ao Memorial Nereu Ramos, localizado na mesma praça, bem no centro da cidade.

 

Presidente

No local, Colombo reviu fotos que retratam grande parte da vida política de Nereu, lageano que é o único catarinense até hoje a ter sido presidente do Brasil, função que exerceu de 11 de novembro de 1955 a 31 de janeiro de 1956.