Blog do Prisco
Coluna do dia

Temer supera Sarney

Pesquisa  encomendada pelo Confederação Nacional da Indústria ao Ibope confirma aquilo que a coluna registrou ontem, por intuição: a popularidade de Michel Temer está muito próxima de zero.  O atual presidente já superou o recorde negativo do correligionário e apoiador José Sarney, que dispensa melhores apresentações.

A aprovação do peemedebista da vez é de anêmicos 5% contra 70% de entrevistados que reprovam  o governo. Outros 21% ouvidos pelo Ibope consideram a gestão temerista como “regular.”

Temer também conseguiu outra façanha:  ter sua administração considerada pior do que sua antecessora e colega de chapa em duas eleições, Dilma Rousseff,  que até então era, sem sombra de dúvidas, a pior presidente da história deste país.

Outro ponto que chama a atenção é o nível de desconfiança dos brasileiros em seu presidente. Estratosféricos 87% não confiam no governo atual.  Ao fim e ao cabo, significa que, literalmente, o atual modelo,  com o PT e o PMDB comandando o país no pós-FHC, faliu em todos os sentidos. Na área econômica, social, moral, ética e de capacidade de gestão. É hora de virar a página.

 

Sintonia

O deputado federal Décio Lima, presidente do PT/SC, foi a sede do PDT Nacional em Brasília, esta semana, para uma nova reunião com o secretário-geral do partido brizolista, Manoel Dias, dando continuidade às articulações com o partido de olho em 2018.  Décio saiu da conversa entusiasmado com o clima entre os dois partidos.

 

Frente popular

As duas siglas vão dar início à construção de um projeto de governo para Santa Catarina. A ideia é realizar agenda comum junto aos setores e tentar buscar apoio e unidade entre as siglas. Décio Lima trará para este grupo também o PCdoB. Já o PDT em nível nacional flerta com o PSB, o que pode ter efeito cascata no estado. Significaria que Paulo Bornhausen estaria também na Frente Popular? Complicado.

 

Desarmamento

O deputado federal Rogério Peninha Mendonça e o especialista em Segurança Pública, Bene Barbosa, percorrerão quatro cidades catarinenses, entre os dias 27 e 29 de julho, para palestras sobre o controle de armas no país. Os eventos, gratuitos e abertos ao público, serão realizados em Dionísio Cerqueira, Chapecó, Joaçaba e Criciúma.

 

Liberação

Peninha é autor do PL 3722, que revoga o Estatuto do Desarmamento e estipula critérios mais razoáveis para a compra, posse e porte de armas e munições no Brasil. Bene Barbosa, uma das maiores autoridades brasileiras no assunto, é presidente do Movimento Viva Brasil e autor do best seller “Mentiram Para Mim Sobre o Desarmamento”.

 

Turismo tecnológico

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, lançou esta semana, na sede da autarquia, em Brasília, uma nova ferramenta tecnológica de comunicação e compartilhamento. “Em um primeiro momento, a plataforma será destinada ao público interno, por meio de uma rede social corporativa, para dar celeridade ao fluxo de informações do instituto. Posteriormente, se estenderá ao trade, facilitando a nossa conexão com o mercado”, destacou o catarinense.