Blog do Prisco
Destaques

Tendência de polarização: Bolsonaro X Haddad

Preposto da vez de Lula da Silva, Fernando Haddad completa, nesta terça-feira, 18, uma semana como candidato oficial do PT à Presidência da República. Ele cumprirá agenda em Santa Catarina, com compromissos em Florianópolis e Itajaí. A partir desta terça, faltarão somente 19 dias para o primeiro turno de 7 de outubro.

O petista cresceu de maneira substancial nas mais recentes pesquisas nacionais, demonstrando claramente a transferência de votos do ex-presidente para ele.

A escolha de Santa Catarina também é emblemática para Décio Lima. A vinda do presidenciável sinaliza que a direção nacional do PT acredita na chegada do ex-prefeito de Blumenau ao segundo turno aqui no Estado.

A agenda petista em Santa Catarina e o fato de o MDB ter entrado na Justiça Eleitoral e conseguido liminar para proibir a divulgação de Pesquisa Vox Populi, contratada pelo PT nacional para todos os Estados, escancara a disputa pelo voto dos catarinenses mais à esquerda. Voto este que tradicionalmente foi disputado por MDB e PT.

Direcionamento

O Judiciário aceitou a argumentação emedebista, dando conta de que a pesquisa, de alguma maneira, era direcionada para favorecer Décio Lima e contra Mauro Mariani, vinculando o emedebista ao impopularíssimo presidente Michel Temer.

Silêncio

Evidentemente que isso é uma briga que interessa a Gelson Merisio. Enquanto Décio e Mauro se digladiam pelos mesmos votos, os emedebistas Eduardo Pinho Moreira, governador, e Dário Berger, senador, divulgaram um vídeo de apoio a Geraldo Alckmin, o presidenciável tucano, o que também pode ser favorável a Merisio. Ninguém da coligação e nem o próprio Merisio estão fazendo qualquer sinalização para a disputa nacional.

Votos preciosos

A estratégia de Merisio e aliados tem como objetivos os votos de segundo turno. Mauro Mariani também está em cima do muro, mas é pressionado pelo aliado PSDB e até por emedebistas de alto coturno (como Moreira e Berger) a respaldar Alckmin.

Troca-troca

O silêncio, neste momento, é interessante para os candidatos a governador de PSD e também do MDB. Se Fernando Haddad por para o segundo turno  e Décio Lima não chegar em Santa Catarina, o PT estadual vai cobrar o apoio. Só estará com o candidato a governador que abrir o palanque para Haddad. É uma forma de embretar. Merisio ou Mariani. Os dois, ressalte-se, estariam inclinados a apoiar Jair Bolsonaro. A conferir os desdobramentos.

foto> Montagem sobre as fotos de Edilson Dantas, O Globo, divulgação