Blog do Prisco
Coluna do dia

Tendências

As pesquisas do Ibope em Joinville e Florianópolis, divulgadas sexta-feira à noite pelo Grupo RBS, consolidaram o cenário de absoluta indefinição no maior colégio eleitoral do Estado. Considerada a margem de erro, Udo Döhler (PMDB) e Darci de Matos (PSD) entraram no fim de semana decisivo tecnicamente empatados. Tudo indicava para o encaminhamento de uma eleição voto a voto. Caso o Ibope esteja certo, evidentemente.

Na Capital, embora a tendência de crescimento de Angela Amin (PP), Gean Loureiro (PMDB) ainda mantinha boa vantagem, sempre considerando-se os números do instituto de pesquisa. Além disso, no último debate da RBS TV, Gean saiu-se melhor do à ex-prefeita. Resta saber se haverá reflexos diretos nas urnas.

Em Blumenau, não foi feita pesquisa pelo Ibope (seria ainda consequência da desastrosa avaliação do instituto no segundo turno de 2012, quando sequer identificou que Napoleão Bernardes iria para o segundo turno?), mas as avaliações de bastidores apontavam para a manutenção do favoritismo do atual prefeito.

 

Embolado

Em pelo menos sete capitais, incluindo-se aí Florianópolis, as últimas pesquisas indicavam para um cenário de indefinição total quanto à vitória deste ou daquele candidato.

 

Horário

Como a coluna teve que ser fechada antes do encerramento das apurações de ontem, na edição desta terça haverá as primeiras avaliações do resultado das urnas neste segundo turno.

 

Futuro

O futuro do tucano Aécio Neves, que muitos apostam que não chega inteiro em 2018, passa também pela eleição de Belo Horizonte. Em caso de vitória de seu candidato, João Leite, ele se fortalece internamente no PSDB. Caso contrário, perde musculatura no ninho.

 

Cobrança

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) recebe nesta terça-feira, em reunião de diretoria, o(a) prefeito(a) eleito(a) e os vereadores que subscreveram as propostas de gestão e desenvolvimento econômico organizadas pela entidade. Na ocasião, haverá apresentação de indicadores sobre as finanças do município.

 

União oestina

No Oeste, a partir de Chapecó, entidades empresarias já lançaram movimento para que a região indique um candidato a governador em 2018. A campanha está posicionada de forma clara no sentido de que a região merece e é oportuno ter um postulante ao máximo cargo estadual.

 

Nossa vez

Esse indicativo foi feito na apresentação da campanha institucional “A Vez do Oeste”, numa entrevista coletiva do Conselho das Entidades Empresariais de Chapecó (CEC), que congrega 16 entidades e sindicatos empresariais com atuação em 100 municípios do Oeste.

 

Homenagem

Deputada estadual Ana Paula Lima foi homenageada  no Centro Evento Ulysses Guimarães, em Brasília, pela Associação Brasileira de Enfermagem. A homenagem ocorreu na abertura do 68° Congresso Brasileiro de Enfermagem, que debate questões relacionadas à área de enfermagem e também os destinos da saúde pública no Brasil.

 

Repúdio

Entre os destaques do evento, o repúdio por parte de parcela significativa dos participantes em relação a PEC 241, de autoria da Presidência da República, que limita investimentos com serviços públicos, como a saúde e educação. Outro destaque foi a participação da Irmã Angelique Namaika, ganhadora do Prêmio da ONU Nansen para Refugiados 2013.

 

A favor

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia, o deputado estadual Silvio Dreveck (PP) voltou a defender a aprovação da PEC 241, que estabelece um limite para os gatos públicos.

 

Evitar estragos

Para o parlamentar, a aprovação desta Proposta de Emenda à Constituição permitirá que as demais reformas avancem. “A iniciativa pode ser considerada impopular, mas é indispensável para controlar os gastos, evitando uma crise ainda maior e possibilitando que as demais reformas sejam aprovadas”, afirmou o líder do governo.