Blog do Prisco
Coluna do dia

Terra arrasada

A prisão de um senador no exercício do mandato, nunca antes vista na história deste país, e a de seu amigo banqueiro, tiveram o poder de abalar os três poderes da República (o Judiciário também, com a divulgação das conversas de Delcídio do Amaral-PT, sugerindo que poderia negociar com ministros do STF); e o mercado financeiro.

André Esteves, o jovem bilionário detido, é dono do sétimo  maior banco do Brasil, o BTG Pactual,  que tem vários tipos de negócios com outras instituições financeiras no país. Preocupado, o Banco Central monitora cada movimento do mercado desde o anúncio das prisões.

O Senado está perplexo. Encurralado e envergonhado, foi impedido de fazer o jogo corporativo para evitar ainda mais desgaste. Não restou outro caminho que não fosse o voto aberto, que manteve o senador petista no xilindró até segunda ordem.

A bomba atingiu em cheio também o Planalto, que começava a ganhar força no Senado. De um lado, para aprovar projetos de seu interesse. Em outro, musculatura para desarmar bombas encaminhadas pela Câmara dos Deputados contra os interesses governistas. O Brasil entra em dezembro com perspectivas ainda  mais sombrias neste 2015, o pior ano do século 21 “neste país.”

 

Meu guri

Delcídio do Amaral era o parlamentar petista (incluindo-se aí os deputados) mais próximo da ex-mãe do PAC. Não raro, mantinha conversas reservadas, só os dois, com a presidente da República. O mato-grossense, que tem negócios e imóveis em SC, também é íntimo de Lula da Silva.

 

Delator

A prisão de Delcídio e do garoto prodígio do Banco Pactual já é um desdobramento da delação premiada de Nestor Cerveró, que operava na Petrobras por indicação do senador petista. E já veio a público a revelação, por parte do operador, de que Dilma Roussef, à época a manda-chuva da petrolífera, sabia de tudo acerca da escandalosa e fraudulenta compra da refinaria de Pasadena.

 

O número

Foram 13 os senadores que votaram pela libertação do colega Delcídio Amaral, engolfado pelo escândalo da petrogatunagem, mas que foi mantido atrás das grades. Além de ser o número do PT, este também é o contingente de senadores sob investigação das autoridades federais.

 

Não é Brastemp

A prisão de Delcídio do Amaral deve congelar todos os trâmites de interesse do governo no Congresso. Um desastre para o Planalto.

 

Escracho

A divulgação das conversas do senador petista é um tapa na cara de milhões de brasileiros. Ilustra bem o modus operandi petista de governar, estabelecendo a corrupção e o desprezo às instituições como forma de “gestão”.

 

Contaminação

Aumenta significativamente o número de interlocutores de Raimundo Colombo que o aconselham a rever a “parceria” com Dilma Rousseff.

 

Mobilidade

Uma parceria entre Governo do Estado e Governo Federal vai garantir R$ 43,9 milhões para sete cidades catarinenses. Os recursos serão destinados para obras de melhorias em mobilidade e integram a terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 – Pavimentação. As cidades contempladas são Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Itapema, Guaramirim, Ouro, Ilhota e Gravatal.