Blog do Prisco
Notícias Últimas

Título de Cidadão Honorário resgata origens de Bauer

Um ciclo de 170 anos se completou na história do senador Paulo Bauer (PSDB) na noite da última terça-feira (19). O fato ocorreu em Águas Mornas, onde ele recebeu o título de Cidadão Honorário do município da Grande Florianópolis.

O parlamentar se emocionou ao lembrar que os quatro irmãos Bauer que vieram da Alemanha migrando para o Rio Grande do Sul, em 1847, acabaram parando em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis. Isso ocorreu após a quebra do leme da galeota Von Lockemheim na qual fizeram a viagem. Ao saber que os reparos levariam seis meses para serem concluídos, eles decidiram ficar em Santa Catarina. Acabaram se instalando na Colônia Santa Isabel, onde hoje é Águas Mornas. De lá, um dos descendentes foi para o Norte do Estado, onde surgiu o ramo da família do senador, que nasceu em Blumenau, no Vale do Itajaí, mas cresceu em Jaraguá do Sul e fez carreira política em Joinville.

Paulo Bauer cidadão - JL Cibilis
Entre os homenageados, a deputada Dirce Heiderschedit, o deputado Marcos Vieira e o senador Paulo Bauer – foto>jl Cibilis, divulgação

A cerimônia de terça marcou ainda os 56 anos de emancipação política de Águas Mornas. Também receberam a honraria o deputado federal Esperidião Amin (PP), que foi representado por sua mulher, Angela Amin, a deputada estadual Dirce Heiderscheidt (PMDB) e o deputado estadual Marcos Vieira (PMDB).