Blog do Prisco
Manchete

Topázio lidera pesquisa para prefeitura da Capital

O texto e as informações são do site da BAND-SC
“A pesquisa avaliou a atual gestão e indicou os possíveis candidatos às próximas eleições municipais

A mais recente pesquisa de intenção de votos no município de Florianópolis indicou que o eleitor da capital catarinense ainda não sabe quem receberá seu voto para prefeito em 2024. Publicado nesta terça-feira (30), o levantamento da empresa Paraná Pesquisas entrevistou 772 pessoas e, destas, 67,2% declarou não saber em quem votaria, enquanto 8,4% escolheu pela opção “Ninguém/Branco/Nulo”. Segundo a empresa, o índice de confiabilidade da pesquisa é de 95%, com margem de erro estimada em 3,6 pontos percentuais.

Dentre os entrevistados que indicaram candidato, o atual prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), figura na primeira colocação, com 13,9% de intenção de voto. Logo atrás, aparece o ex-prefeito Gean Loureiro (União Brasil), com 6,1%. Vale lembrar que Neto assumiu o lugar de Loureiro quando este se afastou do cargo para concorrer ao governo de Santa Catarina em 2022.

Os eleitores citaram ainda o ex-senador Dário Berger (PSB), o senador Esperidião Amin (PP), os deputados estaduais Marquito (PSOL) e Bruno Souza (NOVO), o ex-vereador de Florianópolis, Pedrão (PP) e os vereadores Carla Ayres (PT), João Cobalchini (União Brasil) e Maryanne Mattos (PL), todos estes com intenções de voto que não passaram de 1,2% — resultado atingido por Berger. “Outros nomes citados” somaram 0,9%.

Para critério de metodologia, a Paraná Pesquisas declarou ouvir 355 homens e 417 mulheres entre os dias 26 e 29 de maio de 2023. Entre o público ouvido, 67,9% estão em faixa etária entre 25 e 59 anos. 10,9% dos entrevistados têm entre 16 e 24 anos e 21,1% possuem mais 60 anos. No grau de escolaridade, predominou quem cursou até o Ensino Médio, com 56,9% de representatividade, contra 43,1% dos entrevistados com Ensino Superior. 70,3% das pessoas ouvidas são economicamente ativas.

Pesquisa estimulada

Com opções de múltipla escolha, as pessoas entrevistadas reafirmaram o favoritismo à reeleição de Topázio Neto (PSD), com 33,4% das intenções de voto. Contudo, o ex-prefeito Gean Loureiro (União Brasil) não entrou como uma das opções apresentadas na pesquisa estimulada e o segundo lugar ficou com Dário Berger (12,3%). Na sequência, o ex-vereador Pedrão (PP) aparece com 10,1% das intenções, seguido pelos deputados estaduais Marquito (PSOL), com 6,1%, e Bruno Souza (Novo), com 5,6%. A vereadora Carla Ayres (PT) ficou com 4,1% das intenções de voto.

Completam a lista o vereador João Cobalchini (União Brasil), com 2,1%, o deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), com 1,7%, a vereadora Maryanne Mattos (PL), com 1,6%, e o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis, Ed Pereira (União Brasil), com 1,3% das intenções de voto.”

Foto: Internet/Reprodução – Da E para a D: Topázio, Gean e Dário