Blog do Prisco
Destaques

TopMed e Amazon Web Services anunciam parceria para saúde digital no país

Empresas se unem para desenvolver inteligência artificial capaz de fornecer informações personalizadas de saúde via assistente virtual

A catarinense TopMed, referência nacional em telemedicina e telessaúde, firma parceria com a gigante de tecnologia Amazon Web Services (AWS) para dar início a um projeto que visa à implantação do serviço de orientação de saúde para seus clientes na assistente virtual Alexa, desenvolvida pela empresa americana.

A expectativa é de que o recurso esteja disponível nos próximos meses, abrindo uma série de possibilidades em inteligência artificial para o setor. A iniciativa será oficializada durante o evento “Inovação, Inteligência Artificial e o Futuro dos Negócios”, que acontecerá dia 11 de julho (terça-feira), a partir das 18h30, no Faial Prime Suites, em Florianópolis.

O painel, promovido pelo grupo empresarial LIDE SC, contará com a presença de Ronaldo Oliveira, Head de Canais para o setor público da Amazon Web Services (AWS) e responsável por parceiros de negócio da marca no Brasil; Matheus Vill, CTO da Neoway; e Maycon Marcos, presidente da SBHUB – Aceleradora de Startups. A mediação será de Lucas Miguel Gnigler, sócio da 8R Negócios.

A união entre as duas marcas representa um importante passo rumo à criação e implementação de ferramentas que prometem revolucionar a saúde digital. Segundo Paulo Salvi (foto), sócio-diretor e Chief Technology Officer da TopMed, futuramente também serão lançados serviços que permitirão a realização de consultas com profissionais de saúde da TopMed por meio do dispositivo Alexa .

“Além de representar um grande avanço para a saúde digital no Brasil e relevante impacto para toda a sociedade, esta parceria é uma importante contribuição da tecnologia a serviço da vida das pessoas, revolucionando a forma de se relacionar com a saúde, fazendo com que mais pessoas tenham acesso à telemedicina e telessaúde”, diz Valda Stange, CEO da TopMed.

“A parceria tem o potencial de mudar profundamente o panorama da telessaúde no Brasil. Ao combinar a expertise tecnológica e logística da Amazon com a experiência em saúde digital da TopMed, poderemos oferecer serviços mais acessíveis, eficientes e personalizados. Com certeza, esta união irá impulsionar a inovação e a qualidade dos cuidados de saúde no mercado”, declara Paulo Salvi.

Com diferentes fases previstas, a integração da Alexa com skills desenvolvidas pela TopMed marca a primeira etapa da parceria. Os usuários poderão interagir com o dispositivo por meio de comandos de voz, obtendo orientações precisas e confiáveis sobre suas condições de saúde, com triagem de sintomas e encaminhamentos médicos.

“Teremos significativos avanços na forma como os serviços de saúde serão gerenciados e entregues, proporcionando tratamentos personalizados, monitoramento de pacientes crônicos, sobretudo idosos, que poderão ter o benefício de um assistente virtual de saúde em sua casa”, completa Salvi.

Parte fundamental dessa colaboração é a utilização da Amazon Web Services (AWS), a plataforma de computação em nuvem da Amazon para impulsionar a inovação na área da saúde, destaca Salvi. A AWS é reconhecida por sua infraestrutura confiável e escalável, além da vasta gama de serviços que utilizam Inteligência Artificial para realizar análise de dados, possibilitando avaliações complexas e a extração de informações essenciais para ações em saúde populacional.

Imagens: LLCom/Divulgação